UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Equipe do aplicativo Buzee realiza ação alusiva ao Dia Mundial Sem Carro

Equipe do aplicativo realizou ação na Praça dos Bombeiros
A equipe do aplicativo Buzee promoveu na manhã dessa segunda-feira (30) uma ação alusiva ao Dia Mundial sem Carro, que é celebrado em 22 de setembro. A data estimula a população a refletir sobre o uso excessivo de automóveis. A equipe esteve no ponto de ônibus junto à Praça dos Bombeiros distribuindo café, bombons, balas e conversando com os passageiros que aguardavam o transporte. O objetivo foi incentivar o uso do transporte coletivo urbano. “Buscamos demonstrar às pessoas que utilizar o transporte coletivo pode ser agradável, proporcionando a elas uma manhã agradável, com um café, uma conversa e um sorriso”, destaca o estudante de Engenharia de Controle e Automação Andrei Matiazi, um dos desenvolvedores do app. Uma segunda ação é prevista para as 16h30min, no terminal de ônibus da UFSM no campus sede. Buzee é um aplicativo colaborativo de transporte coletivo que surgiu na disciplina Atitude Empreendedora, no curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSM. Hoje é uma empresa incubada na Incubadora Pulsar da universidade. No aplicativo é possível visualizar previsões da chegada do ônibus em cada parada, bem como localizá-lo em tempo real, caso algum outro usuário esteja compartilhando a localização do veículo. Também é possível informar lotação do ônibus, se possui acessibilidade, além de reportar imprudência do motorista, ônibus sujo, problemas técnicos e denunciar assédio. Atualmente o app pode ser usado em Santa Maria e em Porto Alegre. Outras informações sobre o aplicativo constam em sua página no Facebook.