Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Exposição criada na UFSM estreia na Casa das Rosas, em São Paulo

No dia 13 de novembro, na Casa das Rosas, um dos espaços culturais mais importantes de São Paulo (SP), estreia a exposição "William Blake: Portas da Imaginação", derivada do Centro de Documentação e Memória da UFSM Quarta Colônia, que reúne os painéis da mostra inspirada no romance gráfico "O Matrimônio de Céu & Inferno" quanto materiais raros e inéditos envolvendo o artista e poeta inglês e a coleção particular de Haroldo de Campos. 

A curadoria da exposição é de Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística e um dos coordenadores do Centro de Documentação e Memória da UFSM, e a arte e design é de Fred Rubim, artista egresso do curso de Desenho Industrial da UFSM. A dupla lançou o quadrinho em Porto Alegre, com exposição na Sala João Fahrion da UFRGS, numa ação em parceria com a direção do Centro de Artes e Letras da UFSM e o Gabinete do Vice-Reitor. O projeto tanto adapta a obra de Blake para a linguagem dos quadrinhos quanto reflete sobre seu impacto no cinema, na música e na literatura.

Entre os materiais que compõem a mostra na Casa das Rosas, serão expostos pela primeira vez no Brasil placas e gravuras dos livros iluminados recriados pelo professor da Universidade de York Michael Phillips, material que compõe o Centro de Documentação e Memória da UFSM.

Enéias Tavares e Fred Rubim estarão em São Paulo para o lançamento da exposição e do quadrinho no dia 13 e também para ministrar, no dia 14, uma oficina sobre criação de quadrinhos. Depois da temporada paulistana, que vai até 11 de janeiro de 2020, a exposição vem para Santa Maria, onde terá temporada na Cesma e, depois, no Centro de Documentação e Memória.