UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços expôs ações do CCSH

Mais de 20 estandes estiveram expostos no Royal Plaza Shopping

Diferentes projetos de extensão e de prestação de serviços do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM passaram pelo Royal Plaza Shopping no último sábado (9), na 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços. O evento, que teve início às 10h, contou com a participação de diferentes graduações. Psicologia, Direito, Contabilidade, Relações Internacionais, Jornalismo, Produção Editorial, Administração, Serviço Social e História foram alguns dos cursos representados por alunos, que levaram um pouco da sua área para o público.

Quem passou pelo terceiro andar do shopping teve a oportunidade de prestigiar os mais de 20 estandes presentes com vídeos, banners, brincadeiras, pinturas, quizz, além de poder conversar com os professores e alunos envolvidos nas atividades, tirar dúvidas, agendar horário para prestação de serviço, entre outros.

Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas esteve presente no evento

O Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca), vinculado ao curso de História, levou maquete explicando o processo de charqueada na região de Pelotas, livros voltados para a educação patrimonial, jogos representando as guerras guaraníticas e a passagem dos índios no Rio Grande do Sul. “Queremos mostrar um pouco do nosso trabalho para o pessoal que se interessa por isso e para as crianças”, explicou Amanda Muniz da Silva, estudante de História e voluntária no Lasca.

Empresas juniores também participaram da mostra. A F5, que abrange os cursos de Relações Internacionais e Economia, dialogou com o público sobre empresas e negócios internacionais envolvendo importação e exportação. “Trabalhamos com empresários e pessoas físicas daqui de Santa Maria e do Brasil. Fazemos muitos processos de tributos, então temos alunos da Economia que nos auxiliam. A gente quer mostrar que a internacionalização pode estar aqui auxiliando na geração de valor do produto de empresários e também melhorando a questão dos custos deles”, conta a estudante de Relações Internacionais e diretora de projetos da F5 Junior, Julia Delboni.

Comunidade teve a oportunidade de interagir por meio das ações propostas

Para a estudante de Psicologia e bolsista da Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (Ceip) Juliana Maliska, o objetivo do evento foi comunicar e dialogar com a comunidade em geral, não só com o público que circula na Universidade. “Às vezes a gente acaba ficando numa bolha, e ocupar um espaço público, onde qualquer pessoa pode perguntar e ter acesso, é uma oportunidade de divulgar o que a gente produz dentro da Universidade e o que a gente faz com o dinheiro público”, destacou.

O vice-reitor, Luciano Schuch, esteve presente no evento e destacou a importância da 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços na aproximação da Universidade com a comunidade. “Estar aqui é levar a UFSM para mais perto da sociedade, a qual mantém nossa Universidade. Só temos a ganhar com esses projetos e cada vez mais queremos que a UFSM esteja fora dos muros e mais perto da comunidade. Esses mais de 20 projetos de extensão do CCSH nos orgulham muito e que essa iniciativa siga cada vez mais acontecendo”, ressaltou.

Confira as entrevistas realizadas pela Rádio Universidade no evento:

Texto e fotos: Eloíze da Silva de Moraes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
Entrevistas em áudio: Roberto Montagner, diretor da Rádio Universidade