UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Poscom promove aula magna sobre “Liberdade de imprensa em democracias fragilizadas” com professor de Moçambique

No cenário da pandemia da Covid-19, além da saúde pública, as liberdades de imprensa e de expressão têm sido vítimas de governos autoritários em diversos países. Em muitas dessas nações, as autoridades políticas aproveitam-se do cenário de emergência para, formal ou informalmente, instalar a censura sobre a imprensa, constranger e perseguir jornalistas e usar as tecnologias e, especialmente, as fake news para desinformar e controlar eletronicamente os cidadãos e as instituições.

No espaço lusófono e, notadamente, em Moçambique e no Brasil, verifica-se uma série de tentativas de controle da liberdade de imprensa e uma proliferação de informações e notícias falsas. Demonstra-se, assim, a relevância de uma reflexão sul-sul, em torno das dificuldades e dos desafios no combate à desinformação e ao pleno exercício da liberdade de imprensa, a fim de estancar o processo de deterioração da racionalidade da opinião pública.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da UFSM promove aula magna com o tema "Liberdade de imprensa em democracias fragilizadas" na quinta-feira (22), às 14h, pelo YouTube. A atividade é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Aqueles que desejarem receber certificado como ouvinte deverão preencher o formulário que será disponibilizado no dia do evento.

O convidado é Ernesto Nhanale, diretor executivo do Instituto de Comunicação Social para a África Austral, professor na Escola Superior de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Jornalismo e Estudos Editoriais da Universidade Pedagógica de Maputo. É doutor em Media, Comunicação e Cultura pela Universidade Autónoma de Barcelona; mestre em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa; licenciado em Jornalismo pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique. Ernesto é autor do livro “A Cobertura dos Media Sobre a Corrupção em Moçambique: Um 'Contra-Poder' Abalado?". A mediação\apresentação será da professora Vera Sirlei Martins, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus Frederico Westphalen.

Esta atividade integra o Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica (UP/MZ).