Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

UFSM foi homenageada pelos 60 anos em Conselho de Reitores da AUGM

Paulo Afonso Burmann discursou como reitor anfitrião no Conselho de Reitores da AUGM

A Universidade Federal de Santa Maria sediou o 79º Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizado na terça-feira (29) de maneira virtual. Durante o evento, a UFSM foi homenageada pelos seus 60 anos, comemorados em dezembro de 2020. O evento ainda marcou a comemoração dos 30 anos da AUGM, fundada em 1991 com a participação da UFSM, que na ocasião “integrou universidades públicas e estatais altamente comprometidas com a qualidade do ensino superior e com valores de solidariedade, apoio e integração regional e internacional”, conforme destacado pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. 

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da AUGM, reitor Henrique J. Mammarella, que, após a sua fala inicial, desejou as boas-vindas aos diversos reitores das universidades membros da AUGM, que assumiram suas gestões a partir de novembro de 2020 e que agora também integram o Conselho de Reitores. Ao todo estavam presentes os reitores das 40 universidades que integram a associação. 

Durante a sua fala como reitor anfitrião do evento e representante da UFSM, Burmann destacou que “a UFSM tem trabalhado de modo a agregar pesquisadores e estudantes de diversos países, especialmente de instituições parceiras da AUGM. Assim, os vínculos da AUGM, enquanto uma rede regional transnacional, foram muito importantes para que a UFSM pudesse se integrar com mais efetividade no cenário internacional”.

O reitor também comentou sobre os números da UFSM, os diversos destaques em rankings internacionais, a participação da Universidade no enfrentamento da pandemia e os diversos desafios enfrentados desde março de 2020. Por fim, destacou que “a UFSM tem primado por acreditar num futuro melhor, com responsabilidade de gestão pública, inovadora, de diálogo, democrática e planejada para melhor investir os recursos públicos em nome da coletividade”.

Além das diversas pautas tratadas e encaminhamentos feitos durante a reunião, ocorreu a eleição para presidência e vice-presidência da AUGM, para o período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022. Foram eleitos a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida, e o reitor da Universidade de Playa Ancha, Patricio Sanhueza Vivanco, como presidente e vice-presidente, respectivamente. 

Texto: Núcleo de Comunicação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM