UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Arquivologia da UFSM comemora 45 anos nesta terça (10)

Laboratório de Restauração de Documentos integra a estrutura do curso

Nesta terça-feira, dia 10 de agosto, o Curso de Arquivologia da UFSM completa 45 anos. Sua criação efetivou-se por meio do Parecer nº 179/76 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM, em 10 de agosto de 1976. O Curso foi instalado em março de 1977 e sua aula inaugural ocorreu em 18 de abril do mesmo ano.

Tempos remotos: lutas e conquistas

Em 1976, a professora Darcila de La Canal Castelan, idealizadora e primeira coordenadora do Curso de Arquivologia, acompanhada de outros docentes, anunciou a criação do Curso no 3º Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Rio de Janeiro. O professor Jose Pedro Esposel (in memoriam), da Universidade Federal Fluminense, grande entusiasta e desbravador no campo dos Arquivos e Arquivologia, proferiu a aula inaugural do curso, em abril de 1977. Naquele ano, o ingresso era por meio do Vestibular e foram oferecidas 25 vagas e quatro habilitações: Arquivos Empresariais, Arquivos Escolares, Arquivos Históricos e Arquivos Médicos.

O Departamento de Documentação foi criado em 1978, com a finalidade de atender a demanda de disciplinas técnicas. Em 2019, este departamento didático passou a ser denominado Departamento de Arquivologia.

No ano de 1979, o Curso formou a primeira turma, com 12 arquivistas, que em pouco tempo conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Em 1981, ele foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio da portaria nº 076/81/MEC.

No decorrer dos seus 45 anos, o Curso de Arquivologia da UFSM participou de diversos eventos científicos da área, representando a Arquivologia no Brasil e no exterior. Dentre estes, destaca-se a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes no Congresso Brasileiro de Arquivologia, no Congresso Nacional de Arquivologia, no Congresso de Arquivologia do Mercosul e na Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Em 2014, o Curso foi sede do VI Congresso Nacional de Arquivologia.

O currículo passou por atualizações, buscando acompanhar o desenvolvimento da área arquivística e o campo de atuação dos profissionais. A atualização curricular mais recente foi em 2020. Hoje, o currículo apresenta uma estrutura nuclear e temática, em que as disciplinas foram pensadas para atender relações interdisciplinares e científicas. Com relação à dimensão temática do currículo, as disciplinas também foram organizadas por meio de temas, facilitando a imersão acadêmica na pesquisa e elaboração do trabalho de conclusão de curso. O currículo atual pode ser acessado no site do Curso.

A história do Curso de Arquivologia da UFSM é muito rica em detalhes, que foram relatados no livro “Memória dos 40 anos da Arquivologia da UFSM” (Editora Facos-UFSM, 2017).

Tempos atuais

Atualmente, o Curso de Arquivologia, que já formou mais de 700 arquivistas, está instalado no prédio 74-A, no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no Campus de Santa Maria. O Departamento de Arquivologia conta com 11 docentes, os quais ministram as disciplinas na graduação e em programas de pós-graduação da UFSM.

Os laboratórios estruturados são: Laboratório de Arranjo, Descrição e Memória, Laboratório de Documentos Digitais, Laboratório de Fotografia, Laboratório de Restauração de Documentos e Laboratório de Paleografia.

Comemorações

A partir desta terça (10) iniciam as comemorações dos 45 anos do Curso de Arquivologia. Devido à necessidade de distanciamento social, as atividades comemorativas ocorrerão de forma online. Nesta data, o atual coordenador do Curso, professor Danilo Ribas Barbiero, com o grupo de trabalho responsável pelo aniversário, apresentará a programação e o selo de 45 anos, elaborado pelo Núcleo de Comunicação do CCSH.

Estão previstas atividades mensais, até abril de 2022 (quando se tem a expectativa de realizar uma confraternização presencial).

Nas palavras do coordenador Danilo Barbiero, “deixamos aqui o nosso abraço de congratulações a todos(as) aqueles(as) os quais fizeram e fazem parte da história do Curso de Arquivologia da UFSM, convidando-os(as) para a participação das atividades online, as quais serão publicadas na página do Facebook do curso.”

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH, com informações da Coordenação do Curso de Arquivologia