UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Seminário interinstitucional Primavera de Pesquisas no Sul acontece na próxima semana

Primavera de Pesquisas no Sul, seminário interinstitucional promovido pela UFSM, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), acontecerá de quarta (22) a sexta-feira (24) da próxima semana. Em sua segunda edição, o seminário tem como tema geral "Epistemologia e Produção do Conhecimento em Ciências da Linguagem". Trata-se de um evento acadêmico que reúne pesquisadores/convidados brasileiros e estrangeiros, que apresentam reflexões relacionadas à produção e à circulação do conhecimento em Ciências da Linguagem.

Devido ao seu âmbito interno, o seminário é direcionado para os grupos de estudos e de pesquisas em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas das respectivas instituições. Contudo, os demais interessados também podem participar como ouvintes, solicitando sua inscrição pelo e-mail pallind2018@gmail.com, informando nome completo, IES e orientador (caso não possua vínculo com nenhuma instituição, o participante pode informar o seu último vínculo institucional). Haverá certificação de 20h/a.

O evento será virtual, pela plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube (os endereços serão divulgados oportunamente).

A realização é do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind) – Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, sob a coordenação de Verli Petri; Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso: Entrelaçamentos Teóricos e Analíticos (GPTD), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR) e Gesualda dos Santos Rasia (UFPR); Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (Labell), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR). Apoio: UFSM, Unicentro, UFPR, Capes, CNPq, Fundação Araucária e Fapergs.

Programação:

Dia 22 de setembro, às 9h: Mesa de abertura – “Saussure: Recepção, Circulação e Disciplinarização”, com professora Amanda Eloina Scherer (PPGL/UFSM) e o professor Estanislao Sofia (PPGL/UFSM).

Dia 23 de setembro, às 9h: Mesa 2 – “Produção do Conhecimento, Materialismo: Efeitos de Sentido em Diferentes Materialidades Discursivas”, com a professora Evandra Grigoletto (UFPE) e o professor Maurício Beck (Uesc).

Dia 24 de setembro, às 9h: Mesa de encerramento – “Produção e Circulação do Conhecimento em Ciências da Linguagem”, com o professor Eduardo Guimarães (Unicamp) e a professora Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR).