UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Grupo do Colégio Politécnico lança o livro “Do Campo para os Mercados”

Autores compareceram ao lançamento do livro na Praça Saldanha Marinho

Como parte da programação da Feira do Livro de Santa Maria, ocorreu no dia 7 de outubro o lançamento do e-book Do Campo para os Mercados: Produção e Comercialização de Frutas, Hortaliças e Alimentos Processados na Região Central do Rio Grande do Sul, publicado pela Editora UFSM. O livro, dividido em artigos, foi escrito por diversos autores e teve organização dos professores Janaína Balk Brandão e Roni Blume. A obra sistematiza pesquisas e experiências realizadas nos cinco primeiros anos do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (Gipag), em especial aquelas que compreendem a região central do Rio Grande Sul, com foco em produtos perecíveis, especialmente alimentos tradicionais processados e hortifrutigranjeiros. O evento contou com a presença do grupo de autores, da direção do Colégio Politécnico, bem como do gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Guilherme Godoy dos Santos, e do secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto. É possível adquirir a obra na página da Editora UFSM.

O livro possui um caráter interdisciplinar e oferece dados empíricos inéditos, apresentando aos leitores uma análise diferenciada sobre as cadeias agroalimentares. As formas encontradas pelos agricultores para comercialização de seus produtos e as práticas de conexão entre produção rural e espaço urbano são temas de destaque na obra. Como explica a professora Janaína Balk, a publicação é uma forma importante de devolução e retorno do conhecimento para a sociedade, para os agricultores envolvidos em processos produtivos na região e para os agentes públicos que facilitaram o desenvolvimento das saídas a campo, promovendo assim a aproximação da universidade com a sociedade e a difusão do conhecimento produzido.

Além do potencial científico, também é objetivo da obra incentivar pessoas e organizações da comunidade regional a discutirem, em conjunto com a universidade, as políticas públicas de reterritorialização e ressocialização alimentar, bem como o desenvolvimento territorial. O coordenador do Gipag, Gustavo Pinto, explica que esses conceitos são centrais quando se propõe retomar a relação entre as pessoas e o território com as questões relativas à origem dos alimentos, destacando o papel que a economia circular pode ter na inclusão de pessoas do lugar e no desenvolvimento territorial. Como destacam os autores no prefácio, entender as dinâmicas locais, os entraves e também as potencialidades auxilia o poder público na disponibilização de dados que permitam maior segurança na tomada de decisões voltadas às estratégias de desenvolvimento.

O Gipag busca desenvolver projetos de ensino, de pesquisa e de extensão dentro da temática da alimentação e suas relações. O grupo é formado por profissionais de quatro áreas do conhecimento (ciências sociais aplicadas, ciências humanas, geociências e ciência da computação) vinculados ao Colégio Politécnico e programas de pós-graduação em Extensão Rural e Administração da UFSM. O objetivo do grupo é atuar nas questões agroalimentares, em uma relação direta com o espaço físico, analisando as relações entre campo e cidade. Busca-se a realização de estudos com metodologias transformadoras, que representem soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria das condições de vida.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico