UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Reitor da UFSM participa de reunião da AUGM em Montevideo

Começou nesta quinta-feira (10/03), o Conselho Extraordinário de Reitores e Reitoras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). A reunião, que se encerra na sexta-feira (11/03), faz parte do conjunto  de atividades comemorativas dos 30 anos da Associação e tem o objetivo de construir uma declaração conjunta para a III Conferência Mundial de Educação Superior (III CMES) que acontecerá em Barcelona de 18 a 20 de maio.

Segundo o portal da Associação, nesta conferência, que contará com a participação dos estados membros da UNESCO, representados por seus ministérios de educação, e representantes de associações, redes e instituições de ensino superior, a AUGM buscará estabelecer um ponto de vista na qual as universidades sejam bens sociais e públicos, que o acesso à educação superior seja um direito, e que a pesquisa e geração de conhecimento  possa ser socialmente apropriado e voltado para o benefício coletivo.

Amanhã, ao final do Seminário Internacional Comemorativo dos 30 anos da AUGM, intitulado "Desafios da educação superior na América Latina” será lida a declaração para o III CMES. O reitor, Luciano Schuch, está presente na reunião do grupo representando a Universidade Federal de Santa Maria, que foi uma das fundadoras da AUGM no início dos anos 90. Também participa do evento o professor Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor de Apoio Internacional da UFSM.

Sobre a AUGM

O grupo, fundado em agosto de 1991, atua estimulando o compartilhamento das estruturas acadêmicas e a internacionalização das Universidades públicas vinculadas, tendo como objetivos:

- Contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas proporcionadas pelas capacidades instaladas na região, nomeadamente: Pesquisa científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência de tecnologia, em áreas estratégicas.

- A formação contínua, inscrita no desenvolvimento integral das populações da sub-região.

- As Estruturas e Gestão das Universidades que integram a Associação.

- A interação de seus integrantes com a sociedade como um todo, disseminando avanços no conhecimento que levam à sua modernização.

Texto: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário
Edição: Mariana Henriques, Jornalista