Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Professora e acadêmicos de Comunicação da UFSM lançam livros sobre eventos no pós-pandemia

A editora portuguesa Ria Editorial lançou na semana passada o livro Eventos, Como Fazer Acontecer? 10 Estratégias de Relações Públicas para Inovar no Planejamento e Organização de Eventos no Pós-Pandemia. Disponível gratuitamente para download ou leitura on-line, a obra foi escrita em conjunto pela professora Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, pelo doutorando Fabio Frá Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e pela egressa do curso de Relações Públicas Roberta Hoffmann. O livro é resultado de um projeto experimental de conclusão de curso realizado em 2021 e 2022, nas disciplinas de Teoria e Método da Pesquisa em Comunicação II e Teorias Aplicadas em Comunicação II. A obra contou ainda com a colaboração da jornalista Franceli Couto Jorge, da professora Marcela Guimarães e Silva, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, e da doutoranda Clarissa Schwartz, da Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. A sinopse, fornecida pela editora, pode ser conferida abaixo: Sinopse – Em meio à pandemia da Covid-19 o setor de eventos, acostumado com a presencialidade física, viu-se descoberto quando os protocolos de distanciamento e isolamento social foram implantados e, mesmo após sua flexibilização, precisaram se reinventar para dar conta dos comportamentos sócio-organizacionais que emergiram. No entanto, nem todos estavam preparados para isso. De modo a contribuir com o setor e seus profissionais frente à crise sanitária, Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Fabio Frá Fernandes e Roberta Hoffmann propõem nesse livro dez estratégias de relações públicas para fazer um evento acontecer, independentemente de ser ele presencial, on-line ou híbrido. Para cumprir com esse objetivo, os autores recuperam acepções já consolidadas sobre o conceito de eventos, sintetizam e apresentam o seu entendimento sobre as perspectivas futuras para o campo de estudos e de práticas em eventos. Eugenia, Fabio e Roberta também atualizam as classificações e tipologias ao trazerem para a segunda década do século 21 os preceitos básicos para a boa gestão de eventos à luz das relações públicas. Ademais, apresentam um conjunto de estratégias para inovar no planejamento e na organização de eventos no pós-pandemia, elaboradas a partir da experiência aplicada e multinível dos autores. No livro ainda são disponibilizados alguns materiais complementares para o processo de gestão de eventos, alguns de elaboração própria dos autores, e outros baseados na experiência aplicada por outros profissionais.