UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Filosofia da UFSM palestra em festival internacional de cinema em Brasília

O professor da Filosofia da UFSM Noeli Dutra Rossatto irá proferir palestra no 9º Festival Internacional Cinema e Transcendência, que vai acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), de 7 a 18 de dezembro. O evento tem a intenção de divulgar o conhecimento sobre o cinema do Brasil profundo e será constituído de exposição de filmes, palestras e atividades musicais e literárias, que ajudarão o público compreender as manifestações de caráter regional da cultura popular.

O ciclo de palestras investiga raízes lusitanas em manifestações artísticas brasileiras. O tema da palestra do professor Noeli, às 19h do dia 15, será “Utopia, profecia e heresia: Joaquim de Fiore na cultura luso-brasileira”, tema que acompanha suas investigações e que deram título a sua tese de doutorado defendida na Universidade de Barcelona, Espanha, em 2000.

Noeli é professor do Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e atua na linha de pesquisa Fenomenologia e Hermenêutica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Também é coordenador do curso de Ciências da Religião – UAB/UFSM. É membro de associações nacionais e internacionais de Filosofia medieval e publicou, em 2004, "Joaquim de Fiore: Trindade e Nova Era", pela PUCRS, entre outras obras e artigos.