UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Programas do Núcleo de Rádios da UFSM são selecionados em chamada pública da UFSCar

Três programas produzidos pelo Núcleo de Rádios da UFSM foram selecionados em chamada pública para captação de produção radiofônica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e passarão a integrar a grade de programação da Rádio UFSCar 95,3 FM a partir desta semana. No total, 47 propostas foram selecionadas por uma comissão formada por representantes da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), detentora da concessão da emissora educativa, servidores da Coordenadoria de Comunicação Social, do Instituto da Cultura Científica, da Pró-Reitoria de Extensão e de um docente da UFSCar. Os programas selecionados atendem às diretrizes do Projeto Editorial da Rádio UFSCar.

Os três projetos da UFSM inscritos foram aprovados: Aquarela, de Milton Oliveira, será veiculado nas quartas-feiras, às 22h, com estreia no dia 12 de abril; Metalstoria, de João Manuel Casquinha Malaia Santos, irá ao ar nas quintas-feiras, às 22h, a partir do dia 6; Projeto Discografia, de Ricardo Bonfanti, será apresentado aos sábados, às 16h, com estreia no dia 8 de abril.

Para o programador Milton Oliveira, atualmente responsável pelo trabalho de programação da Universidade 800 AM, a seleção na chamada pública atesta a qualidade da produção atual do Núcleo de Rádios da UFSM. "A escolha pelos nossos programas não só valoriza cada produto em si, como também incentiva-nos na criação de outras produções de cunho cultural, tão em falta no rádio atual", afirma.

Saiba mais sobre os programas:

Aquarela

Aquarela é um programa cultural especializado em música instrumental criada e/ou executada por instrumentistas, grupos instrumentais ou orquestras do Brasil. A produção foi criada originalmente para a Rádio Universidade AM, onde fez sua estreia em outubro de 2014, permanecendo na grade de programação até o final de 2021. Na Uni FM 107.9, esteve na programação nos anos de 2017 a 2021. Desde 2016 é veiculado pela Resonance Rádio, emissora web parceira.

Nas rádios da UFSM, a produção está sendo preparada para voltar à programação no segundo semestre.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório, apresentação e edição: Milton Oliveira, programador RTV.
Veiculação: Resonance Rádio, terça-feira, 22h; UFSCar FM 95.3, quarta-feira, 22h.

MetalStoria

O MetalStoria é um programa cultural que aborda questões ligadas ao passado do metal, subgênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos. Na produção, há uma divisão cronológica e/ou temática dos episódios, procurando aproveitar o passado do estilo musical para colaborar com a construção de histórias mais inclusivas e de fácil acesso ao grande público.

O MetalStoria integra o projeto de extensão “Rock Pauleira: História Pública e Memória do Metal nas Rádios da UFSM”.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório e apresentação: João Manuel Casquinha Malaia Santos, professor adjunto do Departamento de História.
Gravação e edição: Jonathan Ferreira, chefe do Núcleo de Rádio.
Veiculação: Uni FM 107.9, sexta-feira, 23h; UFSCar FM 95.3, quinta-feira, 22h.

Projeto Discografia

O Projeto Discografia apresenta uma série de álbuns de determinado artista, com audição de faixas, informações sobre as músicas, os autores, a contextualização da obra e a avaliação de críticos. Propõe uma imersão na obra de músicos brasileiros e estrangeiros.

Criação, produção, pesquisa, seleção de repertório e apresentação: Ricardo Bonfanti, jornalista.
Gravação e edição: Jordan Junges, diretor de Som.
Veiculação: Uni FM 107.9, quinta-feira, 14h; Universidade 800 AM, domingo, 12h; UFSCar FM 95.3, sábado, 16h.