UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Startup da UFSM lança primeiro podcast especializado em adubação nitrogenada do Brasil

A Auster Tecnologia, startup do ecossistema de inovação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico, lançou o podcast Nitrogênio em Foco. Um programa que trata de assuntos relacionados ao uso de nitrogênio na agricultura, sobretudo da adubação nitrogenada, área foco da empresa. A motivação por trás do projeto partiu da existência de muitas dúvidas entre profissionais, agricultores e trabalhadores rurais em relação a esse tema.

Na área da agricultura, o nitrogênio pode ser utilizado para nutrir a planta, garantindo um desenvolvimento mais forte e sustentável para a espécie. No entanto, embora exista um amplo conhecimento acadêmico consolidado sobre adubação nitrogenada, a equipe da Auster percebeu que muitas vezes esse conhecimento não estava sendo aplicado nas fazendas. Apesar de oferecer soluções de alta tecnologia e alto nível, eles encontraram problemas “mais básicos” que poderiam ser melhorados para obter retornos econômicos significativos relacionados à adubação nitrogenada.

Assim, motivados por essa lacuna entre a bibliografia acadêmica e a prática nas fazendas, os responsáveis identificaram dúvidas comuns sobre o momento da aplicação do nitrogênio, condições climáticas ideais e a escolha do insumo adequado e criaram o Nitrogênio em Foco, o primeiro canal especializado em adubação nitrogenada no Brasil. O canal tem uma abordagem abrangente, incluindo também temas como agricultura de precisão e plantio direto, para transmitir conhecimento acadêmico de forma acessível a um público maior.

Saulo Penna, CEO da Auster Tecnologia, destaca que além de levar informações para os agricultores sobre o nitrogênio, a Auster “busca ser a principal referência do Brasil em manejo de nitrogênio, a última palavra em adubação nitrogenada. Não estou falando em venda nem em insumo, estou falando em prescrição, posicionamento, manejo. E, para isso, é indispensável atingir um público maior, mesmo aqueles que hoje não são impactados diretamente pelas nossas soluções tecnológicas”. Ele ainda ressalta que o podcast tem como uma das suas funções servir de ferramenta para auxiliar na aplicação de suas soluções no campo.

Para acessar o conteúdo do podcast Nitrogênio em Foco, os interessados podem pesquisar no Spotify pelo nome do canal. Já os cortes de destaque e aulas estão disponíveis no YouTube, também sob o mesmo nome. Além disso, a empresa também disponibiliza seus conteúdos no Instagram.

Sobre a empresa

Auster Tecnologia é uma empresa que desenvolve tecnologias de gestão do nitrogênio na agricultura e combina recursos de sensoriamento remoto da vegetação com as informações disponíveis da lavoura, gerando prescrições de insumos em taxa variável.

Com informações da Assessoria de comunicação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico