Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Fonoaudiologia
Curso de Graduação - Campus Santa Maria

Padrao de Qualidade nos Exames de Videofluoroscopia no HUSM

Semanalmente são realizadas videofluoroscopias da deglutição no Serviço de Radiologia do HUSM.  Este exame é o padrão ouro na avaliacao da deglutição e diagnóstico da Disfagia Orofaringea e vem sendo realizado desde 2011 numa parceria entre o Laboratório de Disfagia e o  HUSM. 
Nas ultimas semanas fez-se  o o Teste do Metronomo o qual aplicamos ao equipamento de videofluoroscopia do HUSM. Tal teste visava avaliar e conferir a qualidade da imagem produzida durante os exames, a fim de garantir os padrões internacionais de 30 frames por segundo.
Esse teste foi protocolado Dra. Catriona Steele do Swallowing Rehabilitation Research Lab (Canada)  e vem sendo aplicado em diferentes locais onde as pesquisas se realizam. 
Prof. Diego e equipe da Radiologia (Dr. Paulo Jesus, Fisico Guilherme Weiss e tecnico em radiologia Mateus Trindade) - nossos habituais parcerios, conduziram o teste na ultima semana seguindo o protocolo prescrito pelo laboratorio  de Toronto. Nossos resultados comprovaram a excelência da qualidade das imagens que conseguimos captar de acordo com os elevados padrões internacionais para esse exame. Assim, tanto nossos exames clinicos quanto as atividades de ensino e pesquisa, na area da Disfagia da UFSM (HUSM) acontecem em acordo a esses padrões garantindo excelência nas práticas clinicas para o adequado diagnóstico da disfagia e nas atividades de ensino e pesquisa.

Prof.a. Dra. Renata Mancopes
Fonoaudióloga
Depto. de Fonoaudiologia - UFSM
Santa Maria - RS
renata.mancopes@gmail.com