Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
POSCOM
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Campus Santa Maria

Aula Magna “A vida pública das emoções”, do prof. Dr. João Freire Filho, lota auditório Multiweb

Na manhã de hoje (12/09), mais de 170 alunos e professores de Comunicação lotaram o Auditório Multiweb para acompanhar a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. João Freire Filho (ECO/UFRJ) sobre “A vida pública das emoções”.

O professor abriu a apresentação questionando se a emoção era uma palavra-chave para a Comunicação Social e, em seguida, mostrou o resultado de um levantamento realizado em dicionários, enciclopédias e periódicos do campo comunicacional em busca do verbete “emoção”. Das 24 obras localizadas (em inglês e português), 19 não faziam qualquer referência ao termo.

A partir disso, Freire Filho apresentou um longo histórico de estudos em outras áreas, como Psicologia, Sociologia e Antropologia, e como o conceito foi sendo modificado desde o século XIX. A respeito das pesquisas na Comunicação, o professor falou sobre o estudo que desenvolve na UFRJ e como a emoção pode se constituir como uma categoria de análise, especialmente no Brasil, tendo em vista o contexto atual de “guerras culturais” e “polarização política”.

Freire Filho segue até o fim da semana no POSCOM, ministrando o curso "O cultivo do asco: mídia, retórica política e sensibilidade moral" para docentes e discentes do Programa e do Departamento de Ciências da Comunicação.