Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PPGEE
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

UFSM aprova Política de Ações Afirmativas e Inclusão para Programas de Pós-Graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (19), a minuta de resolução sobre a inclusão de ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação na UFSM. A proposta é uma reação ao cenário atual dos cursos de graduação Stricto Sensu, cuja representatividade de alunos ainda é predominantemente de pessoas brancas.

O Pró-reitor adjunto, Thiago Ardenghi, afirmou que a nova resolução busca diminuir as iniquidades de acesso aos Programas de Pós-Graduação e que está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com os atuais desafios da em termos de Planejamento de pós-graduação no Brasil. 

Durante a análise do processo, a conselheira Neila Baldi destacou a importância da medida para a Universidade. “Não há negros nesse conselho porque a UFSM tem apenas 9 professores negros e vários estudos mostram que o não acesso à Pós-Graduação faz com que não tenhamos professores negros na instituição. Por isso a necessidade de termos políticas de ações afirmativas”. 

Os principais pontos na política de ações afirmativas da pós graduação da UFSM são:

O Reitor, Paulo Burmann, salientou a importância desta implementação: “Nós temos um número bastante significativo de servidores negros terceirizados. Isso demonstra claramente a necessidade de estabelecermos as políticas compensatórias de acesso à educação como um todo. Nós facilmente compreendemos as razões pelas quais  esses números são discrepantes entre o regime jurídico único e os terceirizados”.

Dada a aprovação pelo CEPE, esta resolução será encaminhada para apreciação por parte do Conselho Universitário (Consu). Após, entrará em vigor na data de sua publicação, passando a ser obrigatória sua implementação até o edital do primeiro semestre  de 2024.

O que são ações afirmativas:

O termo ações afirmativas se originou nos Estados Unidos na década de 60, em um período de reinvindicações políticas pelos negros, principalmente do direito à extensão da igualdade e oportunidade para todos. A ação afirmativa é caracterizada como um ato reparatório/compensatório e/ou preventivo, que busca corrigir uma situação de discriminação e desigualdade infringida a certos grupos do passado, presente ou futuro, através da valorização econômica, política e/ou cultural desses grupos. 

 

Expediente da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor:

Notícia: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário;

Edição de Produção: Paola Jung, acadêmica de Jornalismo e estagiária;

Edição Geral: Mariana Henriques, Jornalista.