PRE
Pró-Reitoria de Extensão

Extensionistas da UFSM FW lançam manifesto em Defesa das Universidades Federais

“A Extensão Universitária, como importante meio de defesa da democracia, da valorização humana e do intercâmbio cultural e de saberes, levanta-se em defesa das Universidades Federais e das Ciências Humanas”, assim, os extensionistas de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM Frederico Westphalen, iniciaram a campanha, em Universidades Federai, pela valorização das Ciência Humanas. O Manifesto, promovido pelo Fórum de Extensão, Comunicação e Cultura - ECOA, aconteceu na manhã desta segunda, 06, no Hall de Entrada do campus da UFSM FW. A ação vai ao encontro da campanha institucional pela valorização da UFSM: #SouUFSM.

O evento, que reuniu estudantes, professores e técnicos de diversos cursos oferecidos no campus, marcou o início da coleta de assinaturas para o documento, que será encaminhado à Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Públicas. Entre as pautas abordadas pelo Manifesto, estão os cortes de 30% no orçamento das Universidades Federais e as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou estar realizando estudos, junto ao Ministério da Educação, para o remanejamento de verbas das Ciências Humanas para outras áreas do conhecimento. Novas ações estão sendo planejadas pelo Fórum, visando a popularizar as ações desenvolvidas pela UFSM na região de Frederico Westphalen.

O ECOA é um Fórum permanente, criado a partir das demandas dos alunos para dar visibilidade às suas ações extensionistas. Desde 2018 o Movimento promove, através de atos de resistência e murais, a extensão dentro do campus da UFSM FW, buscando trazer maior engajamento estudantil nas ações.

O Manifesto pode ser acessado na íntegra aqui.

Texto: Wellington Hack / Bolsista NDI PRE

Fotos: Isadora Spolti / Bolsista NDI UFSM FW