Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PRE
Pró-Reitoria de Extensão

Ação de Extensão da UFSM FW cria produtos informativos sobre saúde mental em época da pandemia

Se, durante as noites — e os dias — que vivenciamos, você se sente angustiado por não conseguir ser produtivo ou sente suas emoções extremamente afloradas, chorando ou sorrindo com pequenos gestos e ações, saiba que você não está sozinho. Isto é uma reação normal causada pela pandemia de Covid-19, que forçou uma mudança brusca em nossa rotina e nos obrigou a reprogramar nossas vidas.

De acordo com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma situação de exceção como a que passamos, estima-se o aumento da incidência de transtornos psíquicos em, aproximadamente, um terço ou metade da população, variando de acordo com a magnitude do evento, com o grau de vulnerabilidade psicossocial, com o tempo e com a qualidade das ações psicossociais desenvolvidas como resposta à pandemia.

Diante deste cenário, o Projeto de Extensão Comunicare RP, vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, criou a ação (com)Vida, que, coordenada pela professora doutora Lana D'Ávila Campanella, visa à produção de produtos informativos sobre saúde mental para veículos de comunicação.

A professora explica que a ação foi pensada com base nos desconfortos emocionais causados pela pandemia, principalmente nos grupos mais vulneráveis — crianças, idosos e pessoas que já possuem algum problema de saúde —, procurando levar informações sobre saúde mental aos grupos que não têm acesso ou não mantêm hábitos de navegação em rede. “Pensando nessa realidade, o (com)Vida visa a contribuir com o bem-estar social no enfrentamento da pandemia, produzindo conteúdos de cunho informacional para veiculação em rádios e jornais, além de plataformas online”, comenta Lana.

Entre as pautas dos conteúdos que serão produzidos, estão reações de ansiedade durante a pandemia, relações afetivas no distanciamento social, adaptação de rotina e saúde mental nos diferentes grupos sociais. Em alguns temas, além de podcasts para os veículos de comunicação e lives, serão produzidos folders e cartilhas para a distribuição pública. Os conteúdos serão disponibilizados no site do projeto e em veículos de comunicação a partir da segunda quinzena de maio.

A ação de Extensão conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, do projeto “Promoção da Saúde Mental” da UFSM FW — coordenado pela psicóloga Laís Piovesan —, bem como das psicólogas Janine Cerutti, Camila Kurek e Mônica Marcon.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão