Conheça os projetos aprovados pelo o ODH no Edital de Extensão NEABI

Onze projetos foram contemplados no Edital 018/2023 - ODH/PRE/UFSM/NEABI.

No dia 16 de Março, tornou pública a abertura de inscrições das propostas para realização de ações de extensão coordenadas por servidores/as (docente e técnicas/os) da UFSM que desejavam atuar junto ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). As atividades tiveram início no dia primeiro de maio.

Coordenação: Alice do Carmo Jahn

Número do projeto: 045434

Resumo: A proposta do Programa de Extensão está vinculada a Universidade Federal de Santa Maria/UFSM-RS, idealizada por integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), e do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET*), ambos do Campus de Palmeira das Missões, RS, que é uma extensão da referida Universidade. A proposta de trabalho tem como objetivo geral: proporcionar o intercâmbio e a inserção de estudantes da UFSM, Campus de Palmeira das Missões - RS, em território rural e indígena Kaingang, para conhecer o contexto de vida dos atores sociais e desenvolver ações com práticas coletivas multidisciplinares, como estratégia de promover o desenvolvimento regional sustentável.

Coordenação: Anderson Luiz Machado dos Santos

Número do projeto: 057786

Resumo: Esta ação de extensão objetiva o desenvolvimento de ações de apoio e formação no âmbito da implementação da Lei 10.639/03, nos municípios de abrangência da região central do RS, tanto quanto discutir e estimular instrumentos de promoção da igualdade racial, compreendendo que tais ações podem contribuir para sua ressignificação do espaço regional, com vistas construção de um genuíno espaço de vida, de restituição, reparação e justiça para a população negra e povos originários.

Coordenação: Angela Maria Souza de Lima

Número do projeto: 057788

Resumo: O projeto Rede Aiyó visa promover o fortalecimento de uma rede de mulheres de origem periférica dos municípios de Santa Maria e São Sepé por meio do fomento e do estímulo da produção de moda que se alicerça na Cosmovisão Africana trazida para o Brasil em conexão com a preservação do meio ambiente sob o entendimento Ubuntu.

Coordenação: Daniel Santos Costa

Número do projeto: 059240

Resumo: A presente proposta de extensão apresenta ideia de um projeto que almeja uma relação dialógica com a sociedade. A proposta do projeto almeja fomentar um conjunto de experiências abertas às reflexões coletivas que possam emanar do diálogo de fricção arte-vida e quais os sentidos diaspóricos que constituem os corpos em luta pela terra – lidar com a terra, plantar, colher, dançar e caminhar a sol, brincar, festejar.

Coordenação: José Luiz de Moura Filho

Número do projeto: 058045

Resumo: O Projeto visa, então, assessorar populações negras, periféricas, comunidades tradicionais e povos originários, na efetivação de Políticas Públicas setoriais (saúde, educação, cultura, transporte, geração de renda, etc.) e territoriais (PNDR, PDFF, GERCO, Planos Diretores, etc.), especialmente por meio da capacitação das lideranças comunitárias para o exercício do controle social sobre o planejamento e execução destas, através de minicursos, oficinas, rodas de conversa, Pareceres, minutas de Resoluções, Projetos de Lei, etc.

Coordenação: Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa

Número do projeto: 059903

Resumo: O presente projeto de extensão tem como intenção promover ações que visem à igualdade racial no contexto da Educação Infantil. Através deste projeto, pretende-se promover espaços de leitura de livros infantis com personagens negros(as), que as crianças negras se identifiquem com as histórias contadas, e que vivenciem experiências que contribuam para a construção da sua identidade.

Coordenação: Marinel Mór Dall’Agnol

Número do projeto: 055657

Resumo:  O Programa Reanima! objetiva ensinar como se realiza uma reanimação cardiopulmonar para o maior número de pessoas possível, para que elas possam executar corretamente as compressões torácicas e, dessa forma, aumentar a taxa de sobrevida dos indivíduos em parada cardiorrespiratória ocorrida na comunidade.

Coordenação: Neila Silvia Pereira dos Santos Richards

Número do projeto: 056513

Resumo: A agroindústria familiar, além de promover uma melhor racionalização da mão de obra existente nas propriedades, é uma fonte de agregação de valor ao produto in natura, gerando renda e trabalho, que são fundamentais para a sustentação econômica da família rural. E, em um segundo momento, estimular e capacitar os estudantes da UFSM na prática, mostrará aos empresários a importância de ter um profissional qualificado responsável pela empresa, assegurando a qualidade do produto produzido. Além disso, este projeto irá qualificar agroindústrias para a elaboração de “geoprodutos”, contribuindo com o processo de instituir o Geoparque na Quarta Colônia.

Coordenação: Valeska Fortes de Oliveira

Número do projeto: 057661

Resumo: Este projeto visa aproximar a linguagem do cinema aos fazeres docentes, a partir de formação em oficinas, cujo protagonismo docente poderá ser compreendido e oferecido como experiência audiovisual na escola, com os estudantes.

Coordenação: Andreia Machado de Oliveira

Número do projeto: 052884

Resumo:  Este projeto artístico visa práticas colaborativas com comunidades indígenas e vem a permitir novas abordagens para fomentar o protagonismo indígena, pois, os indígenas se tornam os contadores de sua própria história. Visto que, relacionar essas práticas com o uso das tecnologias emergentes em arte, promove que essas comunidades sejam colaboradoras ao ativar sua cultura em meio aos processos globais da atualidade.