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CAED
Coordenadoria de Ações Educacionais

Cicloficinas – Dica de Matemática: Função par e função ímpar

A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem preparou uma dica interessante de Matemática. Se você já ficou em dúvida sobre como diferenciar uma função par de uma função ímpar, vale a pena conferir!

 

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você já ouviu falar em função par e função ímpar? Se sim, sabe diferenciá-las? Seja f:AB uma função. Dizemos que f é par se f(x) = f(-x), para todo x E A. Por exemplo, a função f(x) = x² é uma função par, já que f(x) = x² = (-x)² = f(-x), para todo x E A. Dada a função f:AB, dizemos que f é ímpar se f(-x) = -f (x), para todo x E A. Por exemplo, a função f (x) = x³ é uma função ímpar, já que f (-x) = (-x)³ = -(x)³ = -f (x), para todo x E A.” Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à Aprendizagem”