Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conexus Bioma Pampa
PROGRAMA CONEXUS - SISTEMAS BIODIVERSOS PARA INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE AMBIENTAL NO BIOMA PAMPA: CONEXÕES ENTRE A ABORDAGEM NEXUS E O PROGRAMA QUINTAIS SUSTENTÁVEIS

Equipe do Programa CONEXUS participa de curso no Noroeste gaúcho

          Ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de maio, no município de Três de Maio - RS, o curso Agrofloresta para Restauração de Ecossistemas Florestais. Com momentos de construção participativa do conhecimento e de visitas técnicas em propriedades nos municípios de Tucunduva e Santo Cristo, o evento serviu como espaço de formação, atualização e reafirmação para os mais diversos setores e atores da sociedade envolvidos com a prática de Sistemas Agroflorestais de base agroecológica na região Sul do Brasil.

          O mestrando Matheus Gazzola e a doutoranda Jessica Croda, ambos integrantes do Programa Conexus, participaram do evento, divulgando a experiência Conexus e buscando parcerias e subsídios para a formação de agentes multiplicadores nos assentamentos do bioma Pampa.
          O curso foi organizado pela Embrapa Clima Temperado em parceria com instituições regionais de ensino e desenvolvimento, como a Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede) e a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), que sediou o curso.
          O bioma Pampa, embora lembrado por suas formações campestres, apresenta diversos ecossistemas florestais, e a restauração desses também pode ser feita por meio de sistemas agroflorestais, uma das premissas do Programa Conexus. Esses sistemas agrícolas biodiversos e multi-estratos garantirem a restauração social em um período de tempo relativamente mais curto em relação a abordagens de restauração mais reducionistas quanto à forma de trabalhar com a natureza e seus processos.

Confira imagens do evento:




Crédito das fotos: Gustavo Gomes