Cachoeira do Sul
Universidade Federal de Santa Maria

LAMOT organiza visita à XX Transposul em Bento Gonçalves/RS

Em uma parceria com a empresa Scania, o Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) organizou uma viagem a Bento Gonçalves, na serra gaúcha, na última quinta-feira (29), para visitar a XX Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul). 38 alunos da UFSM – Campus Cachoeira do Sul, em sua maioria do curso de Engenharia de Transportes e Logística, participaram da viagem, acompanhados pelos professores do LAMOT Alejandro Ruiz Padillo, Lucas Veiga Ávila e Vanessa Alves Rotta.

Já em seu 20º ano, a Transposul reúne as principais empresas do segmento em um evento de três dias, no qual são projetados mais de 150 milhões de reais em negócios fechados.

Os estudantes e professores do Campus puderam trocar ideias e conversar com organizações diretamente ligadas à sua área de atuação e estudos. Para o professor Alejandro Padillo, esta é uma oportunidade única de estabelecer relações e buscar parcerias para o futuro, as quais poderão ajudar no desenvolvimento das pesquisas do LAMOT, do curso de Engenharia de Transportes e Logística e da UFSM em Cachoeira do Sul, além de contribuir para avanços na região.

Dentro da feira, os integrantes da UFSM foram recepcionados pela responsável da Comunicação da Scania no Brasil, Renata Nascimento, e também tiveram a oportunidade de conhecer Alex Barucco, Gerente de Conectividade da empresa, que explicou aos acadêmicos como funcionavam os Serviços Conectados. Alex apontou que estes serviços estão sendo implementados em toda a frota da empresa, buscando reduzir custos de manutenção e otimizar o desempenho de seus produtos.

A Transposul é considerada a maior feira do setor realizada na região sul do Brasil. Este é o segundo ano que a UFSM participa do evento, levando o nome do Campus Cachoeira do Sul para outras cidades e reforçando a importância da criação do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM, único no Rio Grande do Sul.