Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
CAL
Centro de Artes e Letras

Servidor do CAL tem trabalho publicado no jornal Folha de São Paulo

Apesar de hoje atuar como servidor público na Universidade Federal de Santa Maria, o que chama a atenção de Evandro Bertol é a ilustração. Formado em Desenho Industrial/Programação Visual, Evandro sempre teve o o gosto por quadrinhos, algo que nasceu lá nos tempos de colégio.

Entre um trabalho de freelancer e outro, Evandro sempre teve trabalhos a realizar. Em 2008, o ilustrador fala que os trabalhos ganharam uma demanda maior com ilustrações mensais para diversas revistas de circulação nacional das editoras Globo e Abril como Superinteressante, Mundo Estranho, Galileu, Época Negócios, entre outras.

Um de seus últimos trabalhos foi a charge 'Eleições 2014 - A Saga' publicada na Folha de São Paulo após o 2º turno das eleições presidenciais. A ilustração mostra como foi a batalha dos três principais candidatos à presidência da república, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). O trabalho foi realizado depois do envio do texto por parte da equipe do jornal paulista e uma pré montagem de páginas com o posicionamento dos quadros seguindo o espaço disponível. Depois da aprovação de um esboço, Evandro fez uma grande pesquisa para ilustrar os candidatos, pois se tratar de pessoas públicas, era preciso ter uma boa semelhança entre o desenho e a realidade. Segundo Evandro, esse foi o primeiro trabalho realizado para a Folha de São Paulo e um dos preferidos do ilustrador e funcionário público.

Os próximos passos são seguir com as publicações mensais sobre demanda e há um novo trabalho em construção para o jornal Folha de São Paulo. Evandro Bertol possuí um acervo de seus trabalhos que pode ser conferido aqui.