Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
CCNE
Centro de Ciências Naturais e Exatas

Novo radar meteorológico da UFSM auxilia no estudo de condições atmosféricas no RS

 
A partir deste mês a UFSM passa a contar com um moderno RADAR meteorológico para o estudo de nuvens, chuva e ventos na região centro do Rio Grande do Sul. O equipamento permite monitorar as condições atmosféricas em um raio de até 100km a partir de seu ponto base, possui sistema doppler para estimar a velocidade dos ventos , dual band X/Ka e dupla polarização que permite identificar quais tipos, formatos e tamanhos de gotas, partículas de gelo, granizo ou neve, bem como a concentração destes hidrometeoros nas nuvens (chuva, granizo, neve) sobre a região de cobertura.
 
A presença da Coordenação Espacial do Sul (COESU/INPE) na UFSM foi fundamental para este cooperação. Através do INPE o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia/UFSM pode estabelecer relações e formalizar o acordo de cooperação internacional com a Academia Chinesa de Ciências (CAS), Centro Nacional de Ciências Espaciais da China (NSSC/CAS) e o Instituto de Física da Atmosfera da (IAP/CAS) para iniciar a atividade de pesquisas meteorológicas de longo prazo no campus sede da UFSM.
 
O prof. Vagner Anabor, do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM é o coordenador do convênio explica que este equipamento permitirá estudos de microfísica de nuvens, atividade elétrica na atmosfera, ventos e circulações locais, mas muito mais que isso, compreender os impactos dos aerossóis vindos de queimadas na Amazônia sobre os sistemas meteorológicos precipitantes e nuvens na região Sul do Brasil, tanto na sua intensidade como distribuição espacial
 
Texto: Vagner Anabor - Professor de Meteorologia da UFSM.