Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
CAPPA
Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia

Agudotherium gassenae: saiba mais sobre a nova descoberta

Uma nova espécie de cinodonte acaba de ser publicada no periódico científico Journal of Vertebrate Paleontology. O estudo, conduzido por pesquisadores do CAPPA/UFSM e do Museu Argentino de Ciências Naturais, descreve uma nova espécie de cinodonte, grupo ancestral dos mamíferos atuais, que viveu há cerca de 225 milhões de anos atrás durante o período Triássico.

A nova espécie, descoberta no município de Agudo, Rio Grande do Sul, foi nomeada de Agudotherium gassenae. O nome escolhido pelos pesquisadores faz referência à cidade que o animal foi encontrado e presta uma homenagem à Valserina Maria Bulegon Gassen, por sua contribuição na criação do CAPPA/UFSM.

Agudotherium gassenae faz parte da linhagem dos cinodontes probainognátios, formas relacionadas muito próximas aos mamíferos. Esse pequeno cinodonte media aproximadamente 30 centímetros de comprimento e trata-se possivelmente de um indivíduo adulto. Dada sua dentição, provavelmente teria uma dieta carnívora/insetívora, alimentando-se de insetos e de animais menores. No estudo, os pesquisadores usaram tomografia computadorizada para estudar a morfologia mandibular e dentária do animal.

• Para saber mais sobre o estudo original, acesse o link:
https://www.tandfonline.com/.../10.../02724634.2020.1782415
• Reconstrução artística feita por Márcio L. Castro