CCSH
Centro de Ciências Sociais e Humanas

Exposição Sobre Cultura Indígena

Os alunos do 4º semestre do curso de Comunicação Social da UFSM, através da disciplina de Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho, estão promovendo uma exposição sobre cultura indígena, principalmente, dos Guaranis e Kaigangs que residem na cidade de Santa Maria.

Esta exposição visa desmistificar a imagem que muitas vezes se forma sobre o povo indígena, mostrando que o preconceito está nos olhos de quem vê. Mas apesar desta realidade, busca-se também retratar a alegria nos rostos destes indígenas, com a leveza e naturalidade que podemos ver no seu modo de vida.

Com a visita aos locais onde foram feitas as fotos, após conversas com os membros das tribos, tomou-se conhecimento da situação que se encontram. As atuais doações fornecidas pela FUNAI e doadores voluntários não estão sendo suficientes para suprir as necessidades do grande número de famílias que residem nas tribos. A partir desta situação, pedimos a colaboração de todos os alunos, professores e colaboradores da UFSM, para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e materiais escolares, que serão divididos e doados para estas tribos. A arrecadação está sendo feita juntamente com a exposição, no prédio 74C, desde o dia 18 e vai até amanhã, 21 de novembro.