Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
CCSH
Centro de Ciências Sociais e Humanas

UFSM promove palestra com embaixador Sérgio de Queiroz Duarte

Os desafios e perspectivas em relação ao desarmamento e a segurança internacional serão o tema da palestra a ser ministrada pelo embaixador brasileiro Sérgio de Queiroz Duarte, na UFSM, no dia 23 de janeiro. Aberta à toda a comunidade, a atividade será realizada na sala 218 do prédio da Reitoria, no campus sede, às 10h.

Diplomata de carreira, Duarte foi embaixador do Brasil na Nicarágua, Canadá, China, Áustria, Eslováquia, Eslovênia e Croácia. Entre 2007 e 2012, ocupou o cargo de Alto Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, em Nova Iorque. Também atuou em missões relacionadas à questão do desarmamento, tendo sido assessor das Delegações do Brasil ao Comitê das 18 Nações sobre Desarmamento, em Genebra, e à Primeira Comissão e Comissão do Desarmamento da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Foi presidente da Conferência de Exame do Tratado de Proibição de Armas Nucleares no Fundo do Mar, presidente da Junta de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica e presidente da Conferência de Exame do Tratado de não Proliferação de Armas Nucleares.

Atualmente, o embaixador é presidente da organização não governamental Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Internacionais (https://pugwash.org/). A organização, que foi fundada em 1957 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1995, tem como missão eliminar o uso das armas nucleares e de destruição em massa.  

Em sua palestra em Santa Maria, Duarte abordará as realizações e aspirações da comunidade internacional no campo do desarmamento e não proliferação de armas nucleares e os desafios e perspectivas atuais para o aperfeiçoamento dos instrumentos internacionais existentes. Também discutirá a atuação recente do Brasil no âmbito das Nações Unidas para a concretização dos objetivos de manutenção e fortalecimento da paz e segurança mundial contidos na Carta das Nações Unidas e nas decisões da Assembleia Geral.

Serviço:

O que: Palestra “Desarmamento e segurança internacional: desafios e perspectivas”, com o embaixador Sérgio de Queiroz Duarte

Quando: 23 de janeiro, às 10h

Onde: Sala 218, prédio da Reitoria – Campus Sede