CCSH
Centro de Ciências Sociais e Humanas

Conexões Maternas realiza encontro com mães da comunidade da UFSM na Casa Verônica

Projeto de desenvolvimento institucional da UFSM abre espaço para acolhimento e discussão sobre a maternidade na comunidade acadêmica da instituição

A maioria das mulheres dedica uma parte significativa de suas vidas ao cuidado com terceiros, em especial, com seus filhos. A experiência da maternidade se reflete como parte importante da subjetividade e da compreensão que estas mulheres têm de si, das relações e papéis que estabelecem, bem como das perspectivas que elas têm sobre suas próprias vidas. No ambiente acadêmico não é diferente.

Embora a participação das mulheres tenha crescido nos ambientes acadêmicos e nas produções científicas brasileiras, chegando em 2020 40,3% do total de pesquisadores, a permanência e progressão dessas mulheres na carreira acadêmica ainda encontra muitos obstáculos. Nesse contexto, a dificuldade de conciliar trabalho, estudos e maternagem, se apresenta como um entrave para a entrada ou permanência dessas mulheres na graduação e pós-graduação, bem como o acesso a cargos de gestão ou a progressão pela produção científica.

Com o intuito de mapear e compreender as demandas das mães que trabalham e estudam na universidade, a fim de sistematizar ações de sensibilização e conscientização das políticas de gênero da instituição, nasce o Projeto de Desenvolvimento Institucional Conexões Maternas.

O início das atividades será no próximo dia 25 de maio, quinta-feira, às 14h30, na Casa Verônica. Aberto a todas as mães inseridas no contexto da universidade, o Conexões Maternas quer ser um espaço de acolhimento e compartilhamento de informações entre estudantes da graduação, pós-graduação, servidoras e também professoras.

Coordenado pela professora e mãe Drª Milena Freire de Oliveira-Cruz, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), o projeto pretende conhecer as mães existentes no campus e, a partir desse conhecimento, montar uma comunidade materna na UFSM, uma forma de consolidar uma rede de apoio e convivência das mães e seus filhos dentro desse espaço.

- "A questão do acolhimento das mães é um tema que precisa ser visibilizado e problematizado, sob um olhar crítico acerca das desigualdades históricas pelas quais as mulheres-mães vivem e que inclui, consequentemente, o ambiente universitário". – afirma Milena.

A ideia é promover diferentes atividades e encontros de acolhimento, de forma periódica, para a comunidade materna da universidade, sempre visando melhorar as condições de exercício da maternidade dentro dos espaços de estudo e trabalho dessas mães, independente da idade.

Vamos juntos ajudar o maternar na universidade?

As inscrições para a primeira atividade podem ser feitas através do link https://forms.gle/SAWo3B2HavGReadw6

Para buscar uma adesão ampla, a ideia é que os encontros se realizem em dias e horários alternados. Assim, para aquelas que não puderem comparecer no dia 25, é solicitado que preencham o mesmo formulário indicando as possibilidades.

SERVIÇO:

Encontro de Acolhimento Conexões Maternas

Dia 25 de maio, às 14h30, na Casa Verônica (prédio da Biblioteca Central UFSM, entrada pelos fundos)

Aberto a todas as mães da UFSM

Instagram: @conexoesmaternas.ufsm

Informações: Grupo Conexões Maternas