CT
Centro de Tecnologia

CT apresenta inovações na Feisma

A UFSM marca presença na Multifeira de Santa Maria (Feisma), que acontece até domingo (9) no Centro Desportivo Municipal. No Pavilhão de Inovação, os visitantes podem conferir uma mostra de projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores da UFSM e que apresentam caráter de inovação, como o nanossatélite Nanosact-BR1e projetos de engenharia para a mobilidade.

Apresentado por alunos de Engenharia Mecânica, o carro da Fórmula SAE desperta atenções. Em 2015, o veículo vai representar a UFSM na competição mundial de Fórmula SAE, em Nebraska, nos Estados Unidos. O nanossatélite também chama a atenção dos visitantes. "As pessoas querem saber o que é, como funciona", diz Pietro Moro, acadêmico de Física. Da mesma forma, o sistema fotovoltaico requer explicações dos acadêmicos. "Está sendo bastante interessante esta participação", avalia o doutorando Lucas Bellinaso.

Segundo o professor Hélio Leães Hey, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), a participação da UFSM no Pavilhão de Inovação da Feisma vem ao encontro de sua atual estratégia de aproximação com a sociedade, com vistas a intensificar sua inserção nos processos regionais de inovação e de dar visibilidade ao potencial da instituição como fonte geradora de novos conhecimentos e tecnologias passíveis de serem absorvidos pela sociedade.

Além dos projetos de inovação, empresas da Incubadora Tecnológica da UFSM também estão participando da Feisma.

O que a UFSM apresenta na Feisma:

Projeto Nanosact-BR1: parceria da UFSM com o CRS-Inpe, o Nanosact-BR1 tem a missão científica de coletar dados do campo magnético terrestre. A missão tecnológica do Nanosact-BR1 consiste em testar, em voo, circuitos integrados (CIs) projetados no Brasil e financiados pelo Projeto Citar-Finep para resistência à radiação, com um objetivo maior de, futuramente, serem possivelmente utilizados em missões com outros satélites brasileiros de maior porte.

Projetos de engenharia para a mobilidade: os projetos apresentam soluções inovadoras na forma de protótipos físicos de veículos terrestres de competição e aeronave não-tripulada. Os veículos expostos na Feisma, produzidos pelo Ctism e pelo CT, são: veículo-protótipo de competição (Formula SAE), veículos aéreos não-tripulados (aeromodelos) e três protótipos de pequenos motores a combustão.

Sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica: Está sendo apresentada uma inovação ao sistema fotovoltaico, destinado principalmente a empresas e setor público. O projeto busca atrair a atenção de pessoas que transitam pelo local através de uma televisão. O objetivo é apresentar dados relacionados à produção de energia do sistema fotovoltaico, quanto de gás carbônico está deixando de ser liberado para a atmosfera, além de outros dados do sistema fotovoltaico que possam sensibilizar as pessoas para o uso da tecnologia. Na tela, também são incluídas notícias em tempo real. O projeto é resultado de parceria entre o Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc) e a empresa Sonnen Energia Ltda.

Microcontrolador Brasileiro ZR16S08: O microcontrolador com design 100% brasileiro, desenvolvido em parceria entre o Grupo de Microeletrônica da UFSM e a Santa Maria Design House (SMDH), ligada à Fatec, é comercialmente competitivo e um avanço considerável, podendo ser visto, de forma inédita, pelos visitantes da Feisma. Inicialmente, foi feito um protótipo, que virou lote de engenharia, e que logo estará na escala de produção industrial, competindo com os microcontroladores estrangeiros. Atualmente, o Brasil importa 100% dos seus componentes eletrônicos, o que causa um déficit anual muito grande na balança comercial na área de semicondutores.

Mais informações sobre a Feisma podem ser obtidas no site.