CT
Centro de Tecnologia

VI SAINF movimentou os acadêmicos do Centro de Tecnologia

O Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI), o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências da Computação (PET-CC) e o Diretório Acadêmico da Informática, DAInf, organizaram, entre os dias 14 e 17 de junho, a VI Semana Acadêmica da Informática, a SAINF. O evento contou com palestras e workshops ministrados por professores da UFSM e também profissionais ligados à empresas externas à universidade, como a Microsoft e o Delivery Much. Segundo uma das organizadoras da SAINF, a acadêmica de Sistemas de Informação Camila da Luz, a organização do evento buscou convidados de fora para abrir espaço para que os participantes conheçam outras realidades.

Um dos destaques da SAINF foi a Maratona de Progamação, uma competição dividida em etapas, com um tema fixo que deveria ser desenvolvido pelos participantes. A Delivery Much, empresa santamariense do ramo de pedidos de refeição online criada inicialmente como um projeto de extensão da UFSM, foi quem proporcionou o desafio aos competidores. Para o acadêmico de Sistemas de Informação Raul Chaves, a existência da Maratona local era uma demanda dos acadêmicos dos cursos de informática UFSM: “A gente já participou de algumas maratonas em outros lugares e são eventos muito legais, a gente sentia falta de algo assim. Acho sensacional, qualquer tipo de maratona, seja mais ligada à lógica ou ligada ao lado mais profissional”.

A SAINF é um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação (T.I) no Rio Grande do Sul, reunindo alunos de vários locais do estado e várias áreas do conhecimento. O estudante de Ciências da Computação da UNISINOS, Lucas Cavagnolli, informou que a viagem teve dois objetivos: absorver mais conhecimento com estudantes de outras cidades e assistir as palestras, que ele julgou interessante. Já o estudante de Sistemas da Informação da UFSM e também organizador do evento Everson Feltrin afirma que o debate interdisciplinar é sempre um foco na SAINF. “Ela acaba agregando tanto conhecimento pra quem é da área da T.I, como para quem busca usar da área para poder desenvolver melhor os seus trabalhos” comentou Everson.

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM