Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
CT
Centro de Tecnologia

Workshop da IEEE traz professor chinês para falar sobre Redes Inteligentes

Os Capítulos IEEE da UFSM promoveram, nesta quarta-feira (26), o “I Workshop IEEE on Smart Grids”. O evento aconteceu durante o turno da tarde, no auditório Pércio Reis, no prédio principal do Centro de Tecnologia. Seu principal intuito foi debater as Smart Grids, termo em inglês para “redes inteligentes”. Essas redes são interconectadas, gerando um fluxo de informação e energia bidirecional, e criando a figura do “prosumidor”, já que o consumidor/usuário também é um produtor/fornecedor de energia neste ciclo.

A palestra inicial do Workshop foi realizada pelo pesquisador chinês Dr. Quing-Chang Zong, professor no Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, Estados Unidos, especialista na área. Conversando com a nossa reportagem, o professor contou que é muito importante vir ao Brasil e discutir sobre essas temáticas. “Venho observado o trabalho que pesquisadores do Brasil tem desenvolvido na área e acho muito importante. Fiquei muito impressionado com o grande número de estudantes aqui presente”, comentou o professor.

Na segunda metade do evento, o professor Zong se juntou aos professores do CT Leandro Michels, Humberto Pinheiro e José Renes Pinheiro para uma discussão sobre a nova geração de redes inteligentes. “É a maneira como a eletricidade tá sendo distribuída e gerada, está mudando devido a introdução de meios renováveis, como eólica e solar, e a introdução de mecanismos com esquemas de compensação, onde é possível utilizar a rede, comprando energia e a usando mais tarde.”, explicou o professor Humberto Pinheiro. Para o professor Leandro Miches, o evento foi importante pela presença do professor Zong e sobre a sua visão sobre novos conceitos: “Ele deixou claro que a necessidade de transformação dos sistemas elétricos é urgente para atender as demandas do mundo”.

Texto por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.