CT
Centro de Tecnologia

Inovação no ensino: Aprendendo com aviões de papel

O professor do Departamento de Engenharia de Produção, Marcelo Battesini, introduziu uma metodologia diferente para o aprendizado de seus alunos. Na disciplina de Projeto de Experimentos, do 7º semestre, os alunos utilizaram o arremesso de aviões de papel para coletar dados sobre a interferência do tipo de material na distância percorrida pelo objeto.

A metodologia é uma tentativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, aumentando o interesse e o foco dos estudantes com atividades fora da sala de aula. O professor Marcelo explicou suas motivações: “Uma insatisfação pessoal com a desmotivação dos alunos com as aulas expositivas. Fui atrás de outras abordagens para utilizar no ensino, de alguma forma tirando o aprendizado só de dentro da sala de aula. É um pouco trabalhoso para preparar, mas acho que os resultados serão obtidos.”

Ele ainda incentivou que outros professores utilizem metodologias semelhantes em suas disciplinas:

“Depois de iniciar o processo, parece óbvio que deveria ser assim. Me parece que os alunos têm mais alegria em aprender. Vivenciando as situações eles fixam muito mais as informações, o que servirá na vida profissional deles.”

Para mais informações sobre a metologia utilizada na disciplina de Projeto de Experimentos, contate o professor Marcelo Battesini pelo e-mail: marcelo-battesini@ufsm.br.

Confira a entrevista com o professor Marcelo:

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. - Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.