CT
Centro de Tecnologia

Grande case de logística internacional é apresentado no CT

Na última terça-feira (28), o fundador e diretor da empresa ES Logistics, Lupércio Ardigó, esteve em Santa Maria para apresentar um dos maiores cases logísticos já realizados no Rio Grande do Sul. À convite do Grupo de Mobilidade (GeMob) da Universidade Federal de Santa Maria, Ardigó detalhou a operação que trouxe peças enormes para a planta da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba, envolvendo seis Antonovs An-124 (segundo maior avião do mundo) e um Antonov An-12.

O evento realizado no auditório Pércio Reis do Centro de Tecnologia teve início por volta das 10h30 da manhã e reuniu, além de alunos e professores da instituição, autoridades locais e militares. Na apresentação foram abordados o planejamento da operação, os principais desafios, a execução e as lições para a gestão de cargas aéreas críticas. Em números, foram 5 embarques partindo da Finlândia e 2 da Suécia, 320 toneladas de carga transportadas em 792 horas.

A empresa foi responsável por toda a logística, desde o transporte para o aeroporto, operação de carregamento, o transporte em si e a entrega na porta do cliente. Foram contratadas duas companhias aéreas, uma ucraniana e outra russa, sendo feitos cinco embarques partindo da Finlândia e dois da Suécia. As peças mais pesadas, foram desembarcadas em São Paulo e chegaram ao Rio Grande do Sul por caminhões. Mas ainda assim foi necessário que se viabilizasse o primeiro pouso de um Antonov em Porto Alegre - principal assunto da palestra.

O convite ao representante da ES Logistics foi feito através do professor do Departamento de Transportes Carlos Félix que resumiu a proposta do evento: “A ideia é construir oportunidades. Existe um mundo aí fora, um mundo fantástico da engenharia e temos que nos espelhar em quem sabe fazer e como fazer”. A abertura está disponível na página do Centro de Tecnologia, no Facebook.