CTISM
Colégio Técnico Industrial

Alunos de Segurança do Trabalho treinam operações em espaços confinados

Aluna de Segurança do Trabalho veste máscara em treinamento.

Este texto continha informações erradas e foi atualizado com as corretas.

Os formandos do curso de Segurança do Trabalho participaram de um treinamento de operações em espaços confinados no dia 16. A atividade prática foi realizada na empresa Simões & Alves, especializada em treinamentos e em proteção do trabalhador, e fizeram parte de um curso sobre a NR (norma regulamentadora) 33, que determina regras para o trabalho em espaços confinados.

São considerados espaços confinados os ambientes com entrada e saída limitada e que não são projetados para ocupação humana. Galerias subterrâneas, tubulações e silos são alguns exemplos. Os espaços confinados costumam apresentar pouco oxigênio e taxas elevadas de contaminantes.

No treinamento, os alunos utilizaram máscaras autônomas ligadas a cilindros de oxigênio. Os professores Paulo Roberto da Costa e Leandro Silveira Ferreira acompanharam a atividade.

Antes, nos dias 13 e 15, foi ministrada a parte teórica do curso. As partes teórica e prática somaram 16 horas-aula.

por Rossano Villagrán Dias

foto Paulo Roberto da Costa/Arquivo pessoal