Frederico Westphalen
Universidade Federal de Santa Maria

UFSM-FW sedia evento internacional de comunicação

O Departamento de Comunicação da UFSM-FW realizou a segunda edição do Simpósio Internacional de Comunicação (SIC) nos dias 22 e 24 de agosto.  Com o tema “Alteridade e práticas sociais”, o evento contou com palestrantes nacionais e internacionais da área da Informação e da Comunicação.

A chefe do departamento de Ciências da Comunicação (DECOM), professora Cláudia Herte de Morais salientou que o tema foi escolhido após o departamento entender a necessidade de discutir a alteridade e atender as pesquisas que se relacionam com a temática. Cláudia confirma a importância da discussão porque “a sociedade no geral esta muito pautada em divergências, que resultam muitas vezes na violência, então queremos pensar comunicação sendo uma forma de transformar essa realidade, de induzir práticas mais saudáveis”.

O II SIC contou também com sessões simultâneas de grupos de trabalho em que foram apresentados mais de 100 artigos científicos. Os grupos foram divididos em: Comunicação e processos socioculturais, Comunicação, linguagens e narrativas, Comunicação e organizações e Comunicação, interações e tecnologias.

A egressa do curso de jornalismo da UFSM-FW, Jessica Rigon, participou do SIC e afirmou a importância de eventos assim para os profissionais da área, “mesmo depois de formada, acho muito importante participar de eventos acadêmicos, nas áreas de pesquisa do Jornalismo e de Relações publicas, por que no mercado de trabalho às vezes temos um visão diferente”. Ela foi uma das mais de 150 pessoas da área da comunicação que estiveram no campus da UFSM-FW durante o evento.

Durante o Simpósio, foi realizado o primeiro Fórum Cultural Extensão em Comunicação (ECOA), realizado pela união de três projetos de extensão da
universidade: o projeto vídeo Entre-Linhas, coordenado pela Professora Cláudia de Morais, o projeto Letramentos, coordenado pela professora Marluza da Rosa e o projeto Parceiros de Leitura e Escrita, coordenado pela professora Márcia Vanzin Boabaid. O 1º ECOA buscou divulgar as práticas de extensão desenvolvidas através da cultura e de rodas de conversa, trazendo ao público do SIC algumas das práticas que são desenvolvidas na comunidade local.

A recém lançada Agência Integra, do DECOM UFSM-FW, foi parceira na organização do Simpósio. Os alunos bolsistas e voluntários, divididos em comissões, auxiliaram os professores do DECOM. A aluna bolsista da Íntegra, Bianca Bortolucci enfatiza que organizar o evento trouxe experiência, “o SIC foi nosso primeiro grande cliente: tivemos a comissão assessoria de comunicação, a comissão do comitê científico e a comissão do audiovisual, e trabalhamos com a supervisão dos professores”, afirmou Bianca.

Veja fotos no FLICKR aqui

Veja a reportagem em vídeo aqui

Texto: Ariel Stival