Frederico Westphalen
Universidade Federal de Santa Maria

Grupos PET da UFSM-FW participam de encontro sul-brasileiro

Os grupos do Programa de Ensino Tutorial (PET) da UFSM participaram, de 1ª a 4 de maio, do Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SULPET) na cidade de Pelotas (RS). O evento reuniu os grupos de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 50 estudantes de dez grupos PET da UFSM, UFSM-FW e UFSM-PM estiveram no evento que tem objetivo de discutir temas importantes e promover a integração dos Programas.

Durante o evento são promovidas atividades como Grupos de Discussão e Trabalho, apresentações orais e oficinas/mini cursos. O PET Ciências Agrárias da UFSM-FW coordenou o minicurso sobre plantas medicinais. Além disso, dois trabalhos sobre ações realizadas durante o ano de 2018 foram apresentados.

“Perfil dos Consumidores de produtos orgânicos” - Gabriel Pasinatto – PET Ciências Agrárias UFSM-FW

Projeto de pesquisa realizado através questionário online com o intuito de buscar o entendimento do público a respeito do que compreende a alimentação e produção de orgânico além de buscar informações sobre orgânicos.

“A educação ambiental e cidadã como agente de transformação social: o caso da Pedreira” Gabrieli Santi - PET Ciências Agrárias UFSM-FW

Projeto de Extensão realizado com a CUFA Frederico Westphalen e buscou melhorar a qualidade de vida dos moradores da Pedreira e instigar principalmente as crianças sobre a importância com o meio ambiente. A Pedreira é um bairro em que a extração de minérios foi encerrada e mesmo nesse período pode causar problemas socioambientais. O PET realizou a limpeza do local, plantio de forrageira (para cobertura verde do local) e adubação e plantio das mudas.

Este último recebeu Atestado de Destaque entre os trabalhos apresentados no evento.

PET da UFSM participam do SULPET

A UFSM possui 19 grupos PET. Os programas participantes do XXII SULPET:

UFSM-PM: PET Enfermagem

UFSM-FW: PET Ciências Agrárias e PET Engenharia Florestal

UFSM SEDE: PET Odonto, PET Enfermagem, PET Comunicação, PET Cisa, PET Matemática, PET Biologia, PET Indígena

O PET Enfermagem UFSM também ministrou oficina sobre primeiros socorros. A UFSM esteve presente no evento com um total de sete trabalhos apresentados.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa PET foi criado em 1979 pela CAPES e transferido em 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, quando sua sigla passou a designar Programa de Educação Tutorial.

O objetivo do programa é, através de grupos tutoriais de aprendizagem, buscar propiciar aos alunos sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica.

O SulPET acontece anualmente desde 1998 com objetivo de articular e proporcionar um espaço de discussão interdisciplinar para a ampla formação dos alunos quanto cidadãos. O evento proporciona um momento de troca de informações entre os grupos PET e também delibera questões administrativas do programa que são encaminhadas posteriormente ao Encontro Nacional de PETs – ENAPET.

Confira o vídeo criado pelo Núcleo de Comunicação da UFSM-FW com a participação dos grupo PET no evento: