Frederico Westphalen
Universidade Federal de Santa Maria

Evento da UFSM-FW desafia estudantes a criar planejamento de comunicação em 15 horas ininterruptas

Nos dias 27 e 28 de setembro, foi realizado o Hackathon Comunica na UFSM-FW, uma maratona de desenvolvimento de planejamentos estratégicos de comunicação com duração de 15 horas ininterruptas. Os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas foram os protagonistas do evento. O principal objetivo foi desafiar os alunos a solucionar problemas reais de comunicação de um cliente real. Além disso, os participantes foram incentivados a desenvolver criatividade, inovação e noções de planejamento, através de workshops durante a madrugada de sábado (28).

O cliente surpresa da primeira edição foi a Vinícola Ferigollo. No início do evento, Cleverton Ferigollo apresentou a empresa aos participantes, demonstrando os processos de produção de vinho e chopp. Ao ser questionado sobre como estava se sentindo naquele momento e o que esperava dos estudantes, Cleverton indicou que estava aberto as ideias do estudantes pois em sua empresa não havia processos de comunicação formais e que se sentia honrado em ocupar o espaço de cliente do evento.

O Hackathon Comunica surge a partir do diagnóstico de comunicação, feito pelos alunos de Assessoria em Relações Públicas, e que por meio de colocações dos alunos do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) indicaram o sentimento de falta de integração entre os cursos. Dessa forma, motivados em buscar um evento que chamasse a atenção não apenas dos estudantes, mas também dos veículos de comunicação e empresários de Frederico.

Através do apoio e patrocínio de várias empresas da cidade, a iniciativa dos alunos da comunicação gerou efeito  positivo para a universidade e para a comunidade. "Foi importante para a organização ter o apoio das empresas da cidade, dessa forma conseguimos uni-las com a Universidade e ainda mostrarmos o que a comunicação pode fazer", afirma Vitor Welzel, integrante da comissão organizadora.

As oito equipes foram formadas por estudantes de ambos os cursos, justamente para ressaltar o objetivo inicial: a integração dos alunos. Além disso, cada equipe pode inscrever um integrante de qualquer curso e/ou Universidade da cidade de Frederico Westphalen. Vitor salientou a importância de eventos como esse dentro da universidade, "a comunicação não se faz sozinha, ela vai muito além de apenas estudantes de um mesmo departamento. O evento foi um tipo de treinamento tanto para conhecer colegas quanto para conhecer o que o outro curso faz". A experiência mercadológica de comunicação, deixa expectativas futuras, mostrando o quão grande foi o impacto do evento em toda a
universidade.

Texto: Camila Amorim