Frederico Westphalen
Universidade Federal de Santa Maria

O curso de Agronomia da UFSM/FW, em parceria com o Diretório Acadêmico de Agronomia Guilherme Trevisol, promove semana acadêmica com o tema “Agricultura Sustentável”

O evento contou com a presença de mais de 100 acadêmicos do curso.

Durante os dias 22 a 26 de maio aconteceu a 15ª edição da Semana Acadêmica do curso de Agronomia (SEAGRO) da UFSM/FW, promovida anualmente pelo Diretório Acadêmico de Agronomia Guilherme Trevisol. O evento foi marcado pela ministração de palestras e minicursos, realizados por profissionais renomados da área, que atuam na região e no país. O tema escolhido para este ano foi “Cultura Sustentável”.

Com o crescente debate sobre o meio ambiente e as formas de alcançar uma agricultura sustentável, algumas palestras abordaram tipos de sistemas de produção aliados à ferramentas sustentáveis e estudos sobre o clima para os anos de 2023 e 2024. Na parte prática, alguns minicursos ensinavam formas de manejo agrícola sustentável nas lavouras e aplicação da tecnologia nas atividades agrícolas, como a utilização de drones na agricultura. O DAA trabalhou em parceria com o curso de Agronomia para trazer assuntos que não são trazidos com frequência nas aulas, com o objetivo de atualizar seus futuros engenheiros agrônomos com as novas tendências do agronegócio.

A Semana Acadêmica oferece a oportunidade de criar uma rede de networking dos acadêmicos com os agricultores da região, bem como de ajudá-los a adquirir conhecimento com o contato direto com os palestrantes. O DAA também conseguiu parcerias e patrocínios para a SEAGRO com o comércio e as empresas locais e dos projetos do curso de Agronomia, como a empresa júnior, Agr Jr., e o Grupo PET Ciências Agrárias. O evento contou com a presença de mais de 100 acadêmicos do curso que se inscreveram e participaram do evento.

Assessoria de Comunicação da Direção da UFSM/FW

Beatriz Vieira