Politécnico
Colégio Politécnico da UFSM

UFSM recebe 23º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas

Fotos: Mariana Amaral de Souza

A Universidade Federal de Santa Maria recebeu, na última quarta-feira (05), o 23º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas, evento promovido pela Receita Federal com o apoio da Universidade e do projeto UMA – Universidade Meio Ambiente. Com uma programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na data, o Mutirão iniciou com uma solenidade de abertura realizada no Centro de Convenções da UFSM. Na oportunidade, estiveram presentes a professora e integrante da Comissão de Planejamento Ambiental da UFSM (Complana), Marilise Krugel, o Superintendente da Receita Federal na Décima Região, Ademir Gomes de Oliveira, o delegado da Receita Federal em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum, o diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann. Durante a sua fala na abertura do evento, o professor Burmann ressaltou a importância da parceria entre a Receita e a Universidade, que se dá por meio da doação de veículos para transporte inter e extra campus, de bebidas destinadas à transformação em combustível e de equipamentos de alto custo doados ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Após a cerimônia de início do Mutirão, o público presente foi convidado a visitar a Usina de Etanol do Colégio Politécnico. Guiados pelo professor Filipe Donato, que coordena o funcionamento da Usina, os visitantes puderam conferir todo o processo de destilação das bebidas recebidas, que permite a sua transformação em combustível para os veículos oficiais da UFSM. O etanol produzido também é utilizado em laboratórios de química e engenharia e até mesmo para esterilização de salas de aula da Universidade. Ao final da demonstração, um dos carros doados pela Receita Federal foi abastecido com o álcool produzido na Usina de Etanol do Politécnico.

A programação do 23º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas também contou com demonstrações de atividades exercidas pelos cães de faro da Receita e exposições de objetos construídos a partir da reciclagem de materiais apreendidos, com a participação de membros da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar).

O diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, ressalta a relevância do êxito da Usina de Etanol do Politécnico enquanto responsável pela realização do 23º Mutirão no campus da Universidade Federal de Santa Maria. Até então, o evento era organizado na cidade de Porto Alegre. “É uma destinação, uma parceria, que é exemplar para a Receita. Antes disso, essa bebida [destinada à Usina do Colégio Politécnico] era colocada no esgoto, o que tornava ainda mais precário o processo de tratamento desse esgoto. Era um problema sério, que agora é resolvido e beneficia todo mundo”, salienta o professor Aita.

Informações complementares: Projeto UMA – Universidade Meio Ambiente.