Politécnico
Colégio Politécnico da UFSM

Gincana Cultural do Ensino Médio deve ocorrer nesta semana no Colégio Politécnico

Atividades da edição de 2018 da Gincana Cultural, realizada nos dias 02 e 03 de agosto.

Considerada uma das principais iniciativas de integração entre as turmas do Ensino Médio do Colégio Politécnico, a Gincana Cultural deve ocorrer nesta semana na instituição, com atividades na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), encerrando o primeiro semestre letivo. O professor Rodrigo Rozado Leal, um dos organizadores da Gincana, explica que a proposta já reúne os estudantes desde a época em que a instituição levava o nome de Colégio Agrícola de Santa Maria, sendo reestruturada em 2007, quando a Unidade adotou o nome Colégio Politécnico e passou a conter turmas de ensino médio não integradas ao ensino técnico. Rodrigo conta que, na época, a Gincana era elaborada de modo mais simples, não tendo tamanho prestígio visto nos últimos anos em relação à iniciativa. “Eles levam muito a sério isso tudo, se envolvem bastante”, salienta o professor.

O formato atual da Gincana Cultural, estabelecido através de regras claras e sistemas de pontuação, foi apresentado por volta de 2008, sendo aprimorado em 2012, quando assumiu uma estrutura fixa: Dois dias de gincana, sendo estes os dois últimos do semestre, com temáticas das provas divulgadas com um mês de antecedência. Além de atividades com temas estabelecidos previamente, cada um dos três grupos que integram a Gincana também devem apresentar uma temática própria, que será avaliada pelo corpo de jurados convidado. Essa equipe de avaliação é composta por membros externos ao Ensino Médio do Politécnico, reunindo de oito a dez pessoas.

Na quinta-feira (11) pela manhã, a partir das 8h, devem ocorrer as atividades artísticas da Gincana Cultural, promovidas no Anfiteatro do Colégio. A abertura é feita com e entrada dos grupos, que devem apresentar a sua temática, a marca/escudo escolhido, o seu grito de guerra e o mascote definido para representá-los. A entrada pode durar de 12 a 15 minutos, sendo um dos momentos mais aguardados da Gincana. Ainda pela manhã, acontecem as apresentações teatrais, com peças feitas a partir de uma temática estabelecida por professores de redação do Ensino Médio. Neste ano, os estudantes devem apresentar um teatro alusivo ao tema “Descrença na ciência”, que deve ser elaborado em, no máximo, 10 minutos. A dança de grupo de 2019 deve ser apresentada utilizando o gênero musical hip hop como referência. A releitura de obra de arte será feita tendo a pintura “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, como inspiração. Já a caracterização a partir de figuras conhecidas deverá ser apresentada pelos alunos com a temática “Personagem de filme ou desenho infantil”.

O público que prestigiar as atividades da manhã de quinta-feira da Gincana poderá conferir, ainda: As dublagens de número musical, com tema livre; as produções audiovisuais, que devem ser inspiradas em um tutorial do YouTube; e as apresentações das mesas de alimentos temáticas, que devem ser feitas em alusão à confeitarias.

Na quinta-feira à tarde, as equipes devem realizar tarefas específicas fora da UFSM, que serão enviadas através de um grupo secreto que reúne todos os estudantes e professores responsáveis pela Gincana Cultural. Na sexta-feira (12), os alunos retornam ao Colégio Politécnico para novas atividades a serem realizadas no Anfiteatro da instituição, como quizzes e testes de adivinhação.