Politécnico
Colégio Politécnico da UFSM

Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico

A Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico da UFSM faz parte dos Sistemas de Bibliotecas da universidade (SiB-UFSM) e foi inaugurada em 2015. Ela está localizada no bloco F do Colégio e é composta por 4 ambientes, que incluem salas de estudo e pesquisa para atender a comunidade acadêmica. É disponibilizado WI-FI em todo o prédio, podendo ser usado em qualquer dispositivo, além dos computadores livres para acesso com fins acadêmicos. O ambiente busca ser aconchegante para todos os seus usuários, dispondo ainda de algumas poltronas individuais, pufes e mesas de centro para carregar seus dispositivos.

Horário de funcionamento

A biblioteca está aberta das 7h30min até as 21h de segunda a quinta-feira, e nas sextas-feiras das 7h30min até as 19h.

Acervo

A Biblioteca Setorial possui um acervo em constante atualização e composto por obras de diversas áreas do conhecimento, visando sempre atender as ementas das disciplinas dos cursos ofertados na unidade. Ela possui nota máxima na avaliação do Ministério da Educação - MEC e é apresentada aos estudantes pelo coordenador de cada curso em cada início de semestre.

O patrimônio da biblioteca, sempre em crescimento, abriga também livros de literatura para os(as) alunos(as) do Ensino Médio e aos que tiverem interesse. Atualmente, são mais de 7 mil exemplares que estão no local ou em curso com os alunos, tendo como apoio alguns periódicos e DVDs.

Além das aquisições anuais, a Biblioteca recebe obras de doações, e a cada mês um boletim informativo realizado pela bibliotecária Margaret Basso é enviado para os servidores e disponibilizado para a comunidade acadêmica no facebook da Biblioteca do Colégio. O informativo - A Biblioteca em números - apresenta as novas aquisições e as obras mais retiradas durante o mês em questão.

Como realizar empréstimos e usufruir da sua biblioteca

O sistema de empréstimo da Biblioteca funciona por meio do cartão do Restaurante Universitário - RU, podendo ser utilizado de forma física ou digital. A carteira possui acesso digital por meio do aplicativo UFSM Digital na aba e-carteira, e a primeira emitida de forma física não possui custo, podendo ser solicitada por meio do Portal do RU da UFSM: Carteira > Minhas Solicitações > Nova Solicitação.

O(a) aluno(a) pode solicitar empréstimo de até 5 livros em cada biblioteca da universidade, acumulando no máximo 15 livros consigo. A renovação deve ser realizada semanalmente e pode ser efetivada até 14 vezes, com possibilidade de multa de 1,25 reais a cada dia de atraso. Todo o valor arrecadado com as multas pagas pelos(as) usuários(as) da biblioteca durante o ano letivo são utilizadas para a compra de livros. A compra dos materiais das bibliotecas da UFSM são centralizadas, ficando sob a responsabilidade do Setor de Aquisição da Biblioteca Central, local onde cada centro repassa o valor disponível.

Confira aqui um vídeo tutorial da Biblioteca.

Conheça nossa bibliotecária

A administração e o processamento técnico estão sob responsabilidade da profissional Margaret Basso, que possui 32 anos de experiência e trabalha no Colégio desde março de 2017. A equipe da biblioteca é composta por 1 bibliotecária e 4 bolsistas, que ajudam na manutenção e rotatividade da biblioteca, visando o melhor atendimento aos usuários. Atualmente, o projeto “A Biblioteca em Prol do Ensino e da Aprendizagem”, coordenado pela Margaret, está em andamento e, como tantos outros já realizados, busca ajudar o crescimento e desenvolvimento da biblioteca, além de conseguir fundos para o aperfeiçoamento do espaço

Margaret relata que a rotatividade de livros é alta, possuindo muitos livros “na rua”, e o espaço recebe a visita de vários(as) alunos(as) durante a semana. Além disso, cita que há um diferencial no Colégio: a pluralidade de realidades, como integrantes do Colégio de baixa renda e aposentados, que apenas conseguem estudar com o apoio da Biblioteca do Politécnico, que disponibiliza espaço, infraestrutura e pessoas para atender as necessidades dos(as) estudantes.

Biblioteca Setorial e o SiB-UFSM

Biblioteca Setorial é um setor de apoio às atividades de ensino-aprendizagem, técnico-científicas e culturais. A Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico é especializada nas áreas dos cursos ofertados. Ela é aberta à comunidade acadêmica e alguns serviços também à comunidade em geral sem vínculo com a Universidade.

O Sistema de Bibliotecas da UFSM (SiB-UFSM) é composto pela Biblioteca Central e mais 12 Bibliotecas Setoriais. A Universidade Federal de Santa Maria possui contrato vigente com a “Minha Biblioteca” que possui acervo digital completo, no qual a comunidade acadêmica encontra disponíveis milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos de diversas áreas do conhecimento e com edições atualizadas.

E-mail: biblioteca@politecnico.ufsm.br
Facebook: m.me/bibliotecapoliufsm