UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Progep introduz mudanças no sistema de afastamentos para servidores

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) modificou o sistema de afastamentos para os servidores da UFSM. Desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), o novo sistema entrou em funcionamento neste mês, estando disponível no Portal RH. Agora são três os tipos de afastamentos que podem ser solicitados pelos servidores:

Afastamento para Capacitação – Antes chamado de afastamento de "curta duração", destinado, por exemplo, aos simpósios e aos congressos.

Afastamento para Qualificação ­– Anteriormente conhecido como de "longa duração", que é específico para pós-graduação, tanto lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado e doutorado).

Afastamento Eventual ­ Esta é uma nova funcionalidade, para os dias em que os servidores realizam atividades com alunos (bancas, orientações e viagens), participam em comissões ou ministram cursos e palestras

Todo tipo de afastamento deve ser solicitado pela internet. Os formulários antigos de "Autorização para Afastamentos Eventuais de Servidores" não devem mais ser utilizados.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Neiva Cantarelli, explica no vídeo abaixo as diferenças entre o novo e o antigo sistema de afastamentos:

Os servidores podem acompanhar o fluxograma dos processos de afastamento pelo Portal RH ou pelo Portal de Processos do CPD. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-6109.