UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Maratona 55 terá 12 horas de eventos para marcar os 55 anos do CAL nesta terça (18)

O Centro de Artes e Letras (CAL) convida a comunidade a participar da Maratona 55, uma ação artística e cultural que acontecerá no Teatro Caixa Preta nesta terça-feira (18). O evento dá continuidade à série de ações realizadas neste ano em comemoração aos 55 anos do CAL e tem o objetivo de promover a integração, a troca artística e o diálogo criativo entre áreas de conhecimento desenvolvidas em meio universitário, de modo a respeitar e promover a diversidade de saberes que são produzidos no Centro de Artes e Letras. A programação do evento Maratona 55 ocorre das 10h às 22h desta terça, com exposições de artes visuais e design, recitais de música, performances, oficinas de circo, videoinstalações e exibições de filmes. A variedade e as múltiplas linguagens presentes nesta ação artística objetiva valorizar e sensibilizar a comunidade para o legado e patrimônio artístico e cultural que, ano após ano, a UFSM produz no Centro de Artes e Letras. O cerimonial que irá marcar os 55 anos do CAL está previsto para ter início às 15h30. Logo após acontecerá a mesa-redonda “Curadoria de eventos e gestão de espaço cultural”. O debate conta com a participação da agente de Cultura do Sesc Santa Maria Fabrícia Perini, que apresentará as ações do Programa Palco Giratório, com programação em Santa Maria; da coordenadora de eventos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, professora Vera Viana; e da relações públicas do Theatro Treze de Maio, Ana Lúcia Silva, que explicará os funcionamentos do Edital Treze: O Palco da Cultura. A Maratona 55 faz alusão às viradas culturais e por isso concentra intensa programação durante 12 horas. Participam estudantes e professores do CAL, ex-alunos e artistas locais. A ação objetiva comemorar os 55 anos do Centro de Artes e Letras e integrar a comunidade acadêmica a entidades e agentes culturais de Santa Maria, como artistas e empreendedores culturais, bem como expor à comunidade em geral a produção do Centro de Artes e Letras. Programação: 10h - Abertura da exposição de esculturas da artista Catiuscia Dotto; 10h - Exposição de vídeos do Labinter; 10h15 - Performances de Marcella Nunes Rodrigues e Cristine Nunes Carvalho; 11h00 - Homenagem ao Circo Kroner. Convidada: Evelyn Kroner e artistas; 11h30 - Recital. Com Gabriel Petri Opitz e Wueliton Dal Pont; 11h40 - Exibição de materiais de acervo do projeto "E O Circo Passou"; 13h - Performance de Fernanda Stroher Barbosa; 14h - Performance de Camila Matzenauer; 15h15 - Recital de Natália Emanuele Stack e Miguel Angelo Zanotelli; 15h30 - Cerimonial de 55 Anos do Centro de Artes e Letras; 16h - Mesa-redonda "Curadoria de eventos e gestão de espaço cultural", com Fabrícia Perini, Vera Viana e Ana Lúcia Silva; 17h - Recital de Marimba de Bruno Schultz; 19h - Performance de Gilvani Bortuluzzi; 20h - Oficina de circo; 22h - Encerramento.