Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Maratona 55 terá 12 horas de eventos para marcar os 55 anos do CAL nesta terça (18)

Fotografia colorida do mural que fica em frente ao CAL



O Centro de Artes e Letras (CAL) convida a comunidade a participar da Maratona 55, uma ação artística e cultural que acontecerá no Teatro Caixa Preta nesta terça-feira (18). O evento dá continuidade à série de ações realizadas neste ano em comemoração aos 55 anos do CAL e tem o objetivo de promover a integração, a troca artística e o diálogo criativo entre áreas de conhecimento desenvolvidas em meio universitário, de modo a respeitar e promover a diversidade de saberes que são produzidos no Centro de Artes e Letras.

A programação do evento Maratona 55 ocorre das 10h às 22h desta terça, com exposições de artes visuais e design, recitais de música, performances, oficinas de circo, videoinstalações e exibições de filmes. A variedade e as múltiplas linguagens presentes nesta ação artística objetiva valorizar e sensibilizar a comunidade para o legado e patrimônio artístico e cultural que, ano após ano, a UFSM produz no Centro de Artes e Letras.

O cerimonial que irá marcar os 55 anos do CAL está previsto para ter início às 15h30. Logo após acontecerá a mesa-redonda “Curadoria de eventos e gestão de espaço cultural”. O debate conta com a participação da agente de Cultura do Sesc Santa Maria Fabrícia Perini, que apresentará as ações do Programa Palco Giratório, com programação em Santa Maria; da coordenadora de eventos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, professora Vera Viana; e da relações públicas do Theatro Treze de Maio, Ana Lúcia Silva, que explicará os funcionamentos do Edital Treze: O Palco da Cultura.

A Maratona 55 faz alusão às viradas culturais e por isso concentra intensa programação durante 12 horas. Participam estudantes e professores do CAL, ex-alunos e artistas locais. A ação objetiva comemorar os 55 anos do Centro de Artes e Letras e integrar a comunidade acadêmica a entidades e agentes culturais de Santa Maria, como artistas e empreendedores culturais, bem como expor à comunidade em geral a produção do Centro de Artes e Letras.

Programação:
10h – Abertura da exposição de esculturas da artista Catiuscia Dotto;
10h – Exposição de vídeos do Labinter;
10h15 – Performances de Marcella Nunes Rodrigues e Cristine Nunes Carvalho;
11h00 – Homenagem ao Circo Kroner. Convidada: Evelyn Kroner e artistas;
11h30 – Recital. Com Gabriel Petri Opitz e Wueliton Dal Pont;
11h40 – Exibição de materiais de acervo do projeto “E O Circo Passou”;
13h – Performance de Fernanda Stroher Barbosa;
14h – Performance de Camila Matzenauer;
15h15 – Recital de Natália Emanuele Stack e Miguel Angelo Zanotelli;
15h30 – Cerimonial de 55 Anos do Centro de Artes e Letras;
16h – Mesa-redonda “Curadoria de eventos e gestão de espaço cultural”, com Fabrícia Perini, Vera Viana e Ana Lúcia Silva;
17h – Recital de Marimba de Bruno Schultz;
19h – Performance de Gilvani Bortuluzzi;
20h – Oficina de circo;
22h – Encerramento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-44558

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes