Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) tem como missão priorizar a pesquisa e o conhecimento através da difusão de saberes e do incentivo à iniciativa para, então, construir e transformar a realidade. O CCNE possui oito departamentos, 10 cursos de graduação e 12 cursos de pós-graduação. Além disso, conta com quatro órgãos de apoio e quatro órgãos suplementares, que complementam sua estrutura e fazem sua ligação com a comunidade externa. Os Cursos do CCNE encontram-se espalhados em vários prédios do campus e contabilizam um grande número de salas de aulas e laboratórios, onde os acadêmicos podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Localiza-se nos prédios 13, 17, 18, 19, 20 e 21, no Campus Sede.

Utilidades

Notícias

Passei na Federal, e agora? UAPCCNE promove palestra que difunde as metodologias ativas
Ser aprovado em uma universidade federal certamente é um momento marcado por muita emoção. No entanto, para não transformar a alegria em frustração, o “calouro” provavelmente precisará fazer alguns ajustes na sua forma de estudar os conteúdos mais densos do…
09/03/2019

CCNE ao alcance de todos

Conheça o projeto de pesquisa que leva para a internet a catalogação da flora brasileira
Na UFSM, em 2015, teve início o projeto “Flora do Brasil on-line 2020 – Pooideae/Poaceae”. Nessa ocasião, um grupo de especialistas em gramíneas de Santa Maria participou do Edital de proposta de monografias para a Flora do Brasil Online, iniciativa…
Sigma Jr: colocando em prática conhecimentos da estatística
Situada no Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM e vinculada ao curso de Bacharelado em Estatística, a Sigma Jr é uma empresa júnior destinada a prestar serviços de consultoria em estatística. Entre os serviços oferecidos pela Sigma, ela…
Museu Itinerante: a arte, a ciência e a tecnologia como ferramentas de aprendizagem da neurociência
Entre 2014 e 2017, o “NeuroArTe: Museu Itinerante de arte, ciência e tecnologia” foi desenvolvido na UFSM e ao longo desses três anos muitas atividades já foram executadas em diferentes cidades do estado. Esse é um projeto de extensão que…
Novos métodos de ensino despertam as crianças da zona rural para o cuidado com o Meio Ambiente
Preservar o meio ambiente possui diversas motivações: o equilíbrio dos ecossistemas, a  manutenção da fauna e da flora, a possibilidade de descoberta de substâncias na natureza que ajudam o homem a viver melhor e os aprendizados que as culturas animais…