Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Apresentação

O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) tem como missão priorizar a pesquisa e o conhecimento através da difusão de saberes e do incentivo à iniciativa para, então, construir e transformar a realidade. Possui 8 departamentos, 13 cursos de graduação e 14 cursos de pós-graduação. Além disso, conta com três órgãos de apoio e três órgãos suplementares, que complementam sua estrutura e fazem sua ligação com a comunidade externa. Um grande número de salas de aulas e laboratórios compõem o Centro, onde os acadêmicos podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A Unidade está localizada nos prédios 13, 16A, 17, 18, 19, 20 e 21, no Campus Sede.

Utilidades

Divulgação Institucional

Notícias

Paleontólogo da UFSM coopera em estudo de nova espécie do Triássico em revista de alto impacto
Um estudo publicado nesta quarta-feira (14/08) no periódico científico Scientific Reports, do grupo Nature, apresentou uma nova espécie de esfenodonte que viveu durante o período Triássico, entre 237–228 milhões de anos. O fóssil foi encontrado no município de Candelária. O estudo foi…
15/08/2019
Central de Tutoria seleciona bolsistas de Exatas e Biológicas até sexta
A Central de Tutoria consiste num conjunto de atividades direcionadas para auxiliar o estudante dos Cursos de Graduação do CCNE e dos demais centros no processo de aprendizagem. O atendimento na Central de Tutoria terá como objetivo desenvolver uma aprendizagem…
14/08/2019
Programação de acolhimento aos calouros integrou estudantes, ex-alunos e servidores da Unidade
A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), preparou nos dias 05 e 06 deste mês uma programação voltada à recepção e ao acolhimento das e dos estudantes ingressantes neste segundo semestre nos cursos…
14/08/2019
Professoras da UFSM são homenageadas no Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas
Com o objetivo de estimular a inclusão, a permanência e a valorização das mulheres na carreira científica em matemática, foi realizado nos dias 27 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas.…
12/08/2019
Programa internacional oferece bolsas de estudos em universidades da América Latina
A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que estão abertas as inscrições para mobilidade acadêmica para estudantes de graduação, ESCALA de Estudiantes de Grado 2020.1 da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O…
12/08/2019

CCNE ao alcance de todos

Inserção social e no mercado de trabalho de jovens e adultos é viabilizada por projeto da UFSM
A região oeste da cidade de Santa Maria é caracterizada, principalmente, pela presença do Distrito Industrial, e pela população de mais de cinquenta e cinco mil habitantes, os quais fazem parte de uma camada da população que necessita de inclusão…
01/07/2019
Serpentes: onde vivem e de que se alimentam?
As serpentes ou cobras, como são popularmente conhecidas, são animais alongados, desprovidos de patas, pálpebras móveis e orelhas. Com um corpo escamoso e um tanto esquisito, são parentes próximas de jacarés, tartarugas, lagartos e, surpreendentemente, até das aves. Ainda que…
29/06/2019
Aprendendo a ensinar: programa de iniciação à docência e as verdadeiras dimensões do que é ser professor
A docência vai além de dominar o conteúdo conceitual de uma disciplina. Envolve dominar conteúdos conceituais acerca do público com quem se vai trabalhar, como lidar psicologicamente com essas pessoas, como gerir uma sala de aula, como organizar sua ação…
27/06/2019
Experiências transformadoras e descobertas de impacto: conheça Marcia Spies
Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Marcia Spies cresceu em uma propriedade baseada na produção de alimentos vendidos na cidade. Seus pais são agricultores-feirantes. Ela os ajudou nessa atividade até os 20 anos. Desde a infância, ela…
27/06/2019
Projeto promove o debate socioambiental dentro e fora do campus da UFSM
O Programa de Educação Socioambiental Multicentro surgiu da necessidade de pesquisar e discutir acerca de questões e problemas ambientais, e promover o diálogo entre os saberes acadêmico e popular, de forma a incluir também a comunidade externa no debate. O…
24/06/2019