Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) tem como missão priorizar a pesquisa e o conhecimento através da difusão de saberes e do incentivo à iniciativa para, então, construir e transformar a realidade. O CCNE possui oito departamentos, 10 cursos de graduação e 12 cursos de pós-graduação. Além disso, conta com quatro órgãos de apoio e quatro órgãos suplementares, que complementam sua estrutura e fazem sua ligação com a comunidade externa. Os Cursos do CCNE encontram-se espalhados em vários prédios do campus e contabilizam um grande número de salas de aulas e laboratórios, onde os acadêmicos podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Localiza-se nos prédios 13, 17, 18, 19, 20 e 21, no Campus Sede.

Utilidades

Notícias

Geografia Licenciatura e Química Bacharelado recebem 5 estrelas pelo Guia do Estudante
A avaliação do Guia do Estudante dos cursos de ensino superior das instituições brasileiras é realizada anualmente. Através desse mecanismo de avaliação, os cursos de graduação conseguem obter um importante parâmetro para analisar o que pode ser melhorado. Além disso,…
11/12/2018
UFSM marca presença no I Encontro Paranense de Tecnologia na Educação Matemática
Entre os dias 22 e 24 de novembro, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Matemática da UFSM estiveram presentes no I Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR).…
04/12/2018
Avaliação Docente referente ao 2º semestre de 2018 está disponível no Portal do Aluno
Estudantes de cursos presenciais de graduação e dos ensinos médio e técnico já podem fazer a avaliação de seus professores, na quinta edição da Avaliação do Docente pelo Discente, referente ao segundo semestre de 2018. O questionário online pode ser…
21/11/2018
Doutoranda da UFSM mobiliza professoras explorando a relação da postura corporal, da respiração e da voz
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) da UFSM, Débora Bonesso Andriollo, orientada pela Profª. Drª. Carla Aparecida Cielo (LabVoz UFSM), está desenvolvendo sua tese de doutorado estudando os efeitos da liberação miofascial (um tipo…
20/11/2018
Evento que integra a programação do mês da Consciência Negra é promovido pelo GT CHEGA
Entre os dias 19 e 21 de novembro, o Grupo de Trabalho CHEGA do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) promove o evento “Intelectuais Negras e Negros nas Ciências Naturais e Exatas: abordando uma ciência contra-hegemônica”. Em celebração ao…
14/11/2018

CCNE ao alcance de todos

Sigma Jr: colocando em prática conhecimentos da estatística
Situada no Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM e vinculada ao curso de Bacharelado em Estatística, a Sigma Jr é uma empresa júnior destinada a prestar serviços de consultoria em estatística. Entre os serviços oferecidos pela Sigma, ela…
Museu Itinerante: a arte, a ciência e a tecnologia como ferramentas de aprendizagem da neurociência
Entre 2014 e 2017, o “NeuroArTe: Museu Itinerante de arte, ciência e tecnologia” foi desenvolvido na UFSM e ao longo desses três anos muitas atividades já foram executadas em diferentes cidades do estado. Esse é um projeto de extensão que…
Novos métodos de ensino despertam as crianças da zona rural para o cuidado com o Meio Ambiente
Preservar o meio ambiente possui diversas motivações: o equilíbrio dos ecossistemas, a  manutenção da fauna e da flora, a possibilidade de descoberta de substâncias na natureza que ajudam o homem a viver melhor e os aprendizados que as culturas animais…
Participantes do PIBID – Química desenvolvem vivências em espaços não formais e no ensino médio e fundamental
Nas instituições de ensino superior, o Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID) é voltado para os cursos de Licenciatura e tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a experiência em sala de aula. Na UFSM, o PIBID –…
Projeto de pesquisa propõe novos métodos de ensino da matemática
O projeto de pesquisa intitulado “O uso de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos abordados em curso pré-universitário popular” é um projeto existente desde 2018, cujo desafio é proporcionar estratégias de ensino promotoras de aprendizagens significativas em…

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.