Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 da Universidade Federal de Santa Maria (PDI 2016-2026) prospecta e permite uma visão abrangente da Instituição. O documento foi elaborado bom base em uma ampla consulta à comunidade, da qual resultaram mais de três mil contribuições, reforçando o caráter democrático e participativo que deve permear os documentos institucionais.

O PDI 2016-2026 apresenta as Diretrizes das Políticas Institucionais relacionadas aos seguintes tópicos: planejamento e avaliação institucional; governança, controle interno e gestão de riscos; organização administrativa; gestão de pessoas; gestão orçamentária; tecnologia de informação; assistência estudantil; infraestrutura; gestão ambiental; comunicação, acessibilidade; inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologias. Também é fruto deste trabalho, um novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que contém as diretrizes das políticas de ensino, pesquisa e extensão e foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Utilidades

Notícias

Política de Extensão da UFSM é aprovada pelo Cepe
A minuta da nova Política de Extensão da UFSM foi aprovada na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de 2018, realizada na tarde de quinta-feira (20), na Sala dos Conselhos. Em construção desde o início deste…
26/12/2018
Vice-reitor visita campi de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões
Vice-reitor esclareceu dúvidas sobre a IN 02, que estabelece critérios sobre o controle da jornada de trabalho O vice-reitor, Luciano Schuch, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marcia Lorentz, e a pró-reitora substituta de Gestão de Pessoas, Paula Tronco, visitaram…
19/12/2018
UFSM melhora desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC)
De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), conceito calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a UFSM apresentou evolução no seu desempenho. Relativos ao ano de 2017,…
19/12/2018
Projeto de intercâmbio entre UFSM e universidades francesas para a formação de engenheiros é aprovado pela Capes
Nanossatélite lançado pela UFSM em 2014 No último dia 11, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Pessoal e Superior (Capes) aprovou o projeto “Brafisat: Cooperação Brasil-França na Formação de Engenheiros na Exploração de Micro e Nanossatélite”. A proposta envolve o intercâmbio de…
19/12/2018
UFSM tem Programa Doutorado Acadêmico para Inovação aprovado pelo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a proposta da UFSM para a implantação do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) na instituição. O programa, de caráter institucional e interdisciplinar, irá financiar bolsas de pesquisa para alunos…
10/12/2018