Ir para o conteúdo PDI Ir para o menu PDI Ir para a busca no site PDI Ir para o rodapé PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

O processo de elaboração do PDI teve início com a definição das comissões que atuariam liderando o processo de construção do plano. Foram definidos três tipos de comissões: Comissão Central, Comissão Executiva e Comissões Temáticas.

Comissão Executiva teve a responsabilidade de conduzir o processo como um todo, enquanto a Comissão Central definiu as principais diretrizes do processo de elaboração. As Comissões Temáticas trabalharam para desenvolver assuntos específicos cuja temática foi definida como sendo prioritária pela Comissão Central.

primeira diretriz foi a definição de um conjunto de desafios institucionais que seriam utilizados como base para o processo de construção do plano. Os desafios institucionais definidos foram:
    1. Internacionalização;
    2. Educação Inovadora e Transformadora com Excelência Acadêmica;
    3. Inclusão Social;
    4. Inovação, Geração de Conhecimento e Transferência de Tecnologia;
    5. Modernização e Desenvolvimento Organizacional;
    6. Desenvolvimento Local, Regional e Nacional;
    7. Gestão Ambiental.

segunda diretriz foi sobre a forma de consulta à comunidade, que envolveu reuniões presenciais, o envio de um formulário on-line e a realização de uma campanha de divulgação, com o objetivo de envolver o maior número de pessoas possível.

As reuniões presenciais envolveram as chefias das unidades de ensino da UFSM, de setores da administração central, bem como representações de segmentos e coletivos sociais, de alunos, e de lideranças da cidade e da região (por meio da ADESM e do COREDE). O objetivo das reuniões foi fomentar a discussão em torno dos sete desafios definidos pela comissão central e coletar insumos para a elaboração dos objetivos institucionais e das políticas que compõem o PDI.

Durante as reuniões, os participantes foram divididos em grupos e cada grupo recebeu de dois a três desafios para discutir. Após as atividades em grupo, as informações eram consolidadas em uma plenária envolvendo todos os participantes. Na plenária, todos tinham a oportunidade de conhecer e opinar sobre o que cada grupo desenvolveu durante a sua atividade.

formulário on-line abordava perguntas abertas sobre os sete desafios do PDI, e foi enviado para todos os estudantes, professores e técnico-administrativos. Este formulário foi respondido por 2.217 pessoas e as respostas foram analisadas em conjunto com as informações coletadas durante as reuniões presenciais.