UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

Cineclube Da Boca vai exibir documentário sobre os índios Guarani Kaiowá

Vinculado ao curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFSM, o projeto de extensão Cineclube Da Boca exibe na próxima quarta-feira (18) o documentário Martírio, em uma parceria com o projeto Narrativas em Movimento, da TV Ovo. A sessão começa às 18h no auditório do prédio 67 do campus sede. No dia seguinte (19), um dos diretores do filme, Vincent Carelli, vai ministrar o Colóquio Memória e Territórios no Audiovisual, que ocorre às 19h na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma). Lançado em 2016, o documentário (cujo trailer está disponível aqui) aborda os problemas enfrentados pelo grupo Guarani Kaiowá no Centro-Oeste brasileiro, em decorrência dos conflitos frequentes com os fazendeiros locais. Antropólogo e indigenista, Carelli é idealizador e secretário executivo da organização não governamental Vídeo nas Aldeias, na qual atua como formador de realizadores indígenas e produtor de seus filmes. Ambas as atividades têm entrada franca. Os interessados em participar do colóquio devem preencher o formulário de inscrição.