UFSM
Universidade Federal de Santa Maria

2º Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista ocorre nesta semana

De quarta (1ª) a sexta-feira (3), às 19h, o Departamento de Ciências da Comunicação (Decom), da UFSM Campus de Frederico Westphalen, promove o 2º Ciclo de Debates Virtual, com o tema “Jornalismo Antirracista”. O objetivo é promover a discussão entre os estudantes e a comunidade sobre as vertentes e os desafios da imprensa negra, dos racismos nas plataformas digitais e as novas formas das mídias, levando em conta a proposta de construção de um jornalismo antirracista no Brasil. A iniciativa busca contribuir para a igualdade étnico-racial, na construção de uma comunicação diversa, plural e justa. A transmissão será realizada pelo canal Mão na Mídia UFSM no YouTube.

Nesta segunda edição, o foco será nas plataformas digitais e midiáticas. A abertura, no dia 1º de setembro, contará com a presença da professora Karen Cristina Kraemer Abreu, representando a chefia do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, e da professora Leslie Sedrez Chaves, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, haverá palestra sobre o tema “Racismo, algoritmos e plataformas sociodigitais”, com a participação do formando em Jornalismo William Martins (Unisinos), da professora Fernanda Carrera, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será do jornalista Ms. Ângelo Jorge Neckel, doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos).

No dia 2 de setembro, o tema será “Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais”, reunindo o jornalista Dojival Vieira, fundador e editor da agência Afropress, fundada em 2007, e a jornalista Vera Daisy Barcellos, presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS. A mediação ficará a cargo do professor Deivison Moacir Cezar de Campos, da Universidade Luterana do Brasil (PPG Educação e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).

Na terceira noite, 3 de setembro, a mesa discutirá "Mídias negras: desafios do jornalismo antirracista", com o jornalista Antônio Junião, diretor de projetos especiais da Ponte Jornalismo, e a jornalista Alane Reis, da Revista Afirmativa, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Reconcavo Baiano (UFRB). Este debate será mediado pela professora Cláudia Herte de Moraes, jornalista e professora da UFSM/FW.

O evento é organizado pelo Curso de Jornalismo e pelo Programa Mão na Mídia - Educomunicação e Cidadania, em parceria com professores e pesquisadores das demais universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A ação tem apoio da Agência Íntegra e dos projetos de extensão Agência Da Hora e Comunicare RP, bem como apoio institucional do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM.