Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2º Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista ocorre nesta semana

Evento do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Campus de Frederico Westphalen inicia na quarta (1º)



De quarta (1ª) a sexta-feira (3), às 19h, o Departamento de Ciências da Comunicação (Decom), da UFSM Campus de Frederico Westphalen, promove o 2º Ciclo de Debates Virtual, com o tema “Jornalismo Antirracista”. O objetivo é promover a discussão entre os estudantes e a comunidade sobre as vertentes e os desafios da imprensa negra, dos racismos nas plataformas digitais e as novas formas das mídias, levando em conta a proposta de construção de um jornalismo antirracista no Brasil. A iniciativa busca contribuir para a igualdade étnico-racial, na construção de uma comunicação diversa, plural e justa. A transmissão será realizada pelo canal Mão na Mídia UFSM no YouTube.

Nesta segunda edição, o foco será nas plataformas digitais e midiáticas. A abertura, no dia 1º de setembro, contará com a presença da professora Karen Cristina Kraemer Abreu, representando a chefia do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-FW, e da professora Leslie Sedrez Chaves, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, haverá palestra sobre o tema “Racismo, algoritmos e plataformas sociodigitais”, com a participação do formando em Jornalismo William Martins (Unisinos), da professora Fernanda Carrera, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será do jornalista Ms. Ângelo Jorge Neckel, doutorando em Ciências da Comunicação (Unisinos).

No dia 2 de setembro, o tema será “Da imprensa às mídias negras: jornalismo, redes históricas e sociais”, reunindo o jornalista Dojival Vieira, fundador e editor da agência Afropress, fundada em 2007, e a jornalista Vera Daisy Barcellos, presidenta do Sindicato dos Jornalistas do RS. A mediação ficará a cargo do professor Deivison Moacir Cezar de Campos, da Universidade Luterana do Brasil (PPG Educação e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).

Na terceira noite, 3 de setembro, a mesa discutirá “Mídias negras: desafios do jornalismo antirracista”, com o jornalista Antônio Junião, diretor de projetos especiais da Ponte Jornalismo, e a jornalista Alane Reis, da Revista Afirmativa, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Reconcavo Baiano (UFRB). Este debate será mediado pela professora Cláudia Herte de Moraes, jornalista e professora da UFSM/FW.

O evento é organizado pelo Curso de Jornalismo e pelo Programa Mão na Mídia – Educomunicação e Cidadania, em parceria com professores e pesquisadores das demais universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A ação tem apoio da Agência Íntegra e dos projetos de extensão Agência Da Hora e Comunicare RP, bem como apoio institucional do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56650

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes